O ato público de abertura das propostas referentes ao Concurso Público Internacional SATA-01/2023, que tem por objeto a “Alienação de Participação Social no Capital Social da SATA Internacional-Azores Airlines, S. A.” terá lugar na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, pelas 13h00, na sede da SATA Holding, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores
Tendo em conta a natureza do evento, os trabalhos serão conduzidos de acordo com os procedimentos previstos no Caderno de Encargos do concurso, ao qual se habilitaram diversas entidades, nomeadamente companhias aéreas internacionais, fundos de investimento e grupos económicos com interesses na hotelaria e no turismo.
Devido precisamente ao grande interesse que o concurso suscitou o Governo Regional dos Açores foi obrigado a alargar o prazo de receção das candidaturas (LINK notícia relacionada).
No passado dia 7 de março, o Governo dos Açores revelou que o caderno de encargos da privatização da companhia aérea portuguesa Azores Airlines previa uma alienação no “mínimo” de 51% e no “máximo” de 85% do capital social da companhia.
Em junho do ano passado, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo ‘remédios’ como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%) na Azores Airlines, a companhia do Grupo SATA responsável pelas ligações com o exterior do arquipélago. A sua frota é constituída presentemente por oito aviões da família Airbus A320.