Propostas reformuladas e definitivas para compra da TAP até ao dia 5 de Junho

_728x90_CGH_SDU.jpg


 

As propostas vinculativas e melhoradas dos dois candidatos apurados para a fase final da privatização do Grupo TAP SGPS, dono das companhias aéreas TAP Portugal e PGA Portugália Airlines, terão de ser apresentadas até às 17h00 horas do dia 5 de Junho, de acordo com um despacho governamental, conhecido em Lisboa.

O despacho da ministra das Finanças, publicado quinta-feira, dia 28 de Maio, no ‘Diário da República’, refere que a fase de negociações com os candidatos escolhidos pelo governo para apresentarem “propostas vinculativas melhoradas e finais de aquisição” das acções da TAP teve início na quarta-feira, 27 de Maio e termina a 5 de Junho.

O governo português decidiu, na semana passada, em Conselho de Ministros, continuar a negociar a venda de parte do capital social da transportadora aérea com Gérman Efromovich (dono do grupo de companhias latino-americanas Avianca/TACA e Avianca Brasil) e David Neeleman (fundador e presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras), afastando o consórcio que era liderado pelo empresário português Miguel Pais do Amaral, cuja proposta não sido vinculativa, mas apenas um enunciado de intenções que pretendia obter mais prazo da parte do Governo para apresentação de documento final e vinculativo.

A proposta de Gérman Efromovich inclui a entrega de 12 novos aviões Airbus após a transferência das acções da companhia e a renovação da frota da Portugália com aviões Embraer até 2016, sendo que o empresário propõe recapitalizar a empresa em 250 milhões de euros, segundo informações avançadas pela imprensa.

David Neeleman, que está em parceria com o empresário português Humberto Pedrosa, do grupo Barraqueiro, promete reforçar a TAP com 53 novos aviões e investir 350 milhões de euros.

Em disputa está uma parcela de 61% do capital social do grupo TAP, havendo uma outra de 5% que está reservada para os trabalhadores, perfazendo 66% que o governo português pretende alienar nesta fase.

 

  • Foto: Bruno Lima
  • Mais notícias sobre o processo de Privatização da TAP neste LINK

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica