Protótipo VSR700 realiza primeiro voo livre autónomo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O protótipo do sistema aéreo não tripulado (UAS) VSR700 da Airbus Helicopters realizou o seu primeiro voo livre, durante dez minutos num centro de testes de drones perto de Aix-en-Provence, no sul de França.

O anúncio foi feito esta semana pela construtora aero-espacial europeia, que sublinha tratar-se de “um passo significativo no programa após o primeiro voo em novembro de 2019”. Para tornar possível este voo livre, os helicópteros Airbus implementaram o geofencing, um perímetro virtual, que permitiu e justificou uma autorização de voo das autoridades de aeronavegabilidade para o voo livre. O programa de teste de voo irá agora evoluir para abrir progressivamente o envelope de voo.

“O voo livre concretizado pelo VSR700 é um passo importante que conduz aos ensaios no mar que serão realizados no fim de 2021, como parte dos ensaios para o futuro drone da Marinha Francesa”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Graças ao PlanAero francês, o programa fará pleno uso de dois aparelhos de teste e de um veículo opcionalmente pilotado para desenvolver e aperfeiçoar os aspectos técnicos e operacionais para o sucesso das operações UAS num ambiente naval”.

O VSR700, uma derivação do Cabri G2 da Hélicoptères Guimbal, é um sistema aéreo não tripulado na gama de peso máximo de descolagem de 500-1000 quilogramas. Oferece a melhor combinação de capacidade de carga útil, resistência e custo operacional. É ainda capaz de transportar vários sensores navais durante longos períodos e pode operar a partir de navios existentes, ao lado de um helicóptero, com uma baixa pegada logística.

Este protótipo do VSR700 evoluiu nos últimos nove meses, desde o seu voo inaugural. O programa implementou a função de geofencing, bem como um Sistema de Terminação de Voo, permitindo que a missão fosse terminada, se necessário. Foram igualmente efectuadas modificações ao veículo aéreo, juntamente com evoluções e atualizações do software do piloto automático, assim como modificações e reforços estruturais.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...