Protótipo VSR700 realiza primeiro voo livre autónomo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O protótipo do sistema aéreo não tripulado (UAS) VSR700 da Airbus Helicopters realizou o seu primeiro voo livre, durante dez minutos num centro de testes de drones perto de Aix-en-Provence, no sul de França.

O anúncio foi feito esta semana pela construtora aero-espacial europeia, que sublinha tratar-se de “um passo significativo no programa após o primeiro voo em novembro de 2019”. Para tornar possível este voo livre, os helicópteros Airbus implementaram o geofencing, um perímetro virtual, que permitiu e justificou uma autorização de voo das autoridades de aeronavegabilidade para o voo livre. O programa de teste de voo irá agora evoluir para abrir progressivamente o envelope de voo.

“O voo livre concretizado pelo VSR700 é um passo importante que conduz aos ensaios no mar que serão realizados no fim de 2021, como parte dos ensaios para o futuro drone da Marinha Francesa”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Graças ao PlanAero francês, o programa fará pleno uso de dois aparelhos de teste e de um veículo opcionalmente pilotado para desenvolver e aperfeiçoar os aspectos técnicos e operacionais para o sucesso das operações UAS num ambiente naval”.

O VSR700, uma derivação do Cabri G2 da Hélicoptères Guimbal, é um sistema aéreo não tripulado na gama de peso máximo de descolagem de 500-1000 quilogramas. Oferece a melhor combinação de capacidade de carga útil, resistência e custo operacional. É ainda capaz de transportar vários sensores navais durante longos períodos e pode operar a partir de navios existentes, ao lado de um helicóptero, com uma baixa pegada logística.

Este protótipo do VSR700 evoluiu nos últimos nove meses, desde o seu voo inaugural. O programa implementou a função de geofencing, bem como um Sistema de Terminação de Voo, permitindo que a missão fosse terminada, se necessário. Foram igualmente efectuadas modificações ao veículo aéreo, juntamente com evoluções e atualizações do software do piloto automático, assim como modificações e reforços estruturais.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...