Publicado acordo de empresa para pilotos da EasyJet em Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Os pilotos da companhia de baixo custo europeia EasyJet não filiados no SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, em Portugal, têm a partir da próxima semana as mesmas condições de trabalho dos filiados no sindicato, revela uma portaria de extensão publicada nesta terça-feira, dia 24 de outubro, no ‘Diário da República’.

O diploma, assinado há uma semana pelo Secretário de Estado do Emprego, Miguel Filipe Pardal Cabrita, e agora publicado no jornal oficial, entra em vigor em meados da próxima semana, cinco dias após a publicação, excepto quanto à tabela salarial e cláusulas de natureza pecuniária previstas na convenção que produzem efeitos retroativos a 1 de Setembro passado.

“As condições de trabalho constantes do acordo de empresa entre a EasyJet Airline Company Limited – Sucursal em Portugal e o SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (…) são estendidas no território do continente (…) às relações de trabalho entre a mesma entidade empregadora e os trabalhadores com a categoria profissional de piloto ao seu serviço, não representados pela associação sindical outorgante”, lê-se no diploma publicado.

O objetivo desta portaria de extensão é alargar o âmbito de aplicação do acordo de empresa ao sector profissional, mas tendo em conta as circunstâncias sociais e económicas que justificam essa portaria de extensão.

Este acordo foi alcançado cinco anos após a transportadora ter começado a operar em Portugal e depois de um entendimento entre o SPAC e a companhia aérea, que possibilitou a criação daquele que é o primeiro Acordo de Empresa da EasyJet em Portugal.

Em comunicado conjunto, divulgado a 30 de Junho, dias depois de assinado aquele acordo, a EasyJet e o SPAC defenderam que o acordo vai possibilitar uma “elevação das condições” de prestação do trabalho dos pilotos e “colocar a EasyJet em melhor posição para atrair e recrutar” pilotos com melhor qualidade e maior experiência profissional.

 

  • Foto ©Pitti Spotter Club/@pitispotterclub

 

Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...