Bem-vindo, !|Sair

Q400 atropela manada de javalis e sai de pista – 53 ocupantes ilesos

Um avião Bombardier Q400 da companhia indiana SpiceJet, registo VT-SUC, saiu de pista ao princípio da noite desta sexta-feira, dia 4 de dezembro, quando estava a pousar no Aeroporto de Jabalpur, no Estado de Madhya Pradesh, na Índia. O aparelho fazia um voo (SG2458) de Mumbai.

Os ocupantes (49 passageiros e quatro tripulantes) saíram todos ilesos do incidente que foi originado pela presença na pista de uma manada de javalis, que era constituída por mais de trinta animais, cinco dos quais foram atropelados mortalmente pela aeronave.

Logo que se deparou com os javalis na pista o comandante fez uma travagem de emergência, de forma a reduzir o impacto da colisão com os animais. Contudo, a manobra levou ao rebentamento de dois pneus, o que provocou o descontrolo do avião que saiu da pista por uma das laterais, tendo ficado atolado num terreno enlameado devido às chuvas que têm caído na zona.

A companhia distribuiu um comunicado em que confirma o incidente e refere que a grande experiência do comandante Amartya Basu, com mais de 10.000 horas de voo na companhia, 2.000 das quais naquele tipo de avião, evitou uma tragédia. O avião apresenta diversas avarias à vista desarmada, nomeadamente nos trens de pouso, não se sabendo se a sua estrutura foi afetada.

Os jornais indianos referem nas suas edições online que não é a primeira vez que estes incidentes acontecem. Diversos eventos deste tipo estão reportados, alguns com animais de maior envergadura, pois muitos dos aeroportos não estão convenientemente vedados, de forma a não permitir a intrusão de animais selvagens na área de segurança das pistas.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica