Qantas abre rota regular entre Darwin e Timor-Leste com cinco voos semanais

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia australiana Qantas acrescentou oficialmente a cidade de Díli, capital da República Democrática de Timor-Leste, ao seu mapa de rotas de voos regulares de passageiros, com partidas da cidade de Darwin.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 30 de março, e a empresa australiana disse que os voos já começaram. Manterão três frequências semanais, esperando passar para cinco por semana a partir de julho próximo.

Trata-se de um reforço dos laços criados desde há vários anos entre as duas regiões do Sudeste Asiático e da Oceânia, entre o Território do Norte da Austrália e a antiga colónia portuguesa, que declarou a independência em 1975, mas que foi invadida, ocupada e anexada pela Indonésia, no final desse ano. Em 20 de maio de 2002, há 20 anos, Timor-Leste voltou a ser independente, culminando um grande trabalho diplomático desenvolvido pelas Nações Unidas e, nomeadamente, a Austrália e Portugal, que muito contribuíram para a devolução do território de Timor-Leste ao seu povo. Hoje o português, a par de outra língua local, o tétum, são os idiomas oficiais do País, que integra a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Os voos serão garantidos por aviões a jato Embraer E190 em nome da QantasLink, companhia subsidiária da Qantas, companhia de bandeira da Austrália, com capacidade para transportar 97 passageiros.

As aeronaves E190 operam na rede da Qantas, como parte de um acordo com a Alliance Airlines, outra companhia australiana que se dedica aos voos domésticos. O acordo, assinado em fevereiro de 2021, já tinha em vista a rota Darwin-Díli, que se efetua desde essa data, mas com outras características.

Os voos Darwin-Díli começaram com um voo semanal no ano passado, passando depois para três semanais, através de um acordo de cooperação entre os governos da Austrália e de Timor-Leste, sendo os custos assumidos pela antiga colónia britânica.

Agora foi a vez da Qantas assumir totalmente a rota, considerando que ela tem presentemente movimento e escala suficiente para justificar o serviço sem subsídios.

Darwin-Dili é assim a primeira nova rota internacional em curso da transportadora nacional australiana a partir de Darwin desde 2008 e a primeira rota internacional dos Embraer E190 ao serviço da Qantas.

Petrea Bradford, diretora de Operações da QantasLink, que viajou no voo inaugural, disse que este novo serviço ajudará a reforçar a profunda ligação entre a Austrália e Timor-Leste.

“Estamos entusiasmados por acrescentar hoje oficialmente Díli ao nosso mapa de rotas e ajudar a construir as ligações incrivelmente importantes entre a Austrália e um dos nossos vizinhos mais próximos”, disse a Petrea Bradford.

“Após dois anos de fronteiras fechadas, esta nova rota é uma parte fundamental do enfoque de Qantas na reconstrução da conectividade na região para empresas, famílias e fretes.

“Os viajantes de Timor-Leste também poderão fazer escala no Aeroporto de Darwin e utilizar a extensa rede doméstica e internacional do Grupo Qantas.

“Díli está a pouco mais de uma hora de voo de Darwin e é um grande destino para o viajante aventureiro, com uma beleza natural incrível, experiências culturais únicas e um excelente café e gastronomia.

Durante o período de pandemia, a Qantas operou temporariamente voos semanais entre Darwin e Díli em parceria com o governo australiano para manter ligações críticas de passageiros e carga enquanto as fronteiras internacionais estavam fechadas.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...