Bem-vindo, !|Sair

Qatar compra 24 caças Rafale no valor de 6,3 mil milhões de euros

A fábrica francesa Dassault Aviation anunciou nesta quinta-feira, dia 30 de Abril, que o Qatar decidiu comprar 24 aviões caças-bombardeiros Rafale para equipar a sua Força Aérea.

A assinatura do contrato entre o Emirado do Qatar e a Dassault terá lugar no próximo dia 4 de Maio na cidade de Doha, capital do país, com a presença do Presidente da República Francesa, François Hollande.

Qatar-Rafale

Num comunicado distribuído nesta quinta-feira em França, a Dassault Aviation refere que esta aquisição de 24 aviões Rafale, prolonga a sua parceria história com o país do Médio Oriente, depois da fábrica francesa ter fornecido no passado outras esquadrilhas de aviões Mirage F1, Alpha Jet e Mirage 2000 à Força Aérea do Emirado do Qatar.

A Dassault Aviation e os seus principais aliados no projecto Rafale – a Thales e a Safran, bem como outras cerca de 500 empresas associadas ao projecto – manifestaram a sua grande satisfação por terem ganho este novo contrato que vem consagrar a sua competitividade e superioridade industrial e tecnológica.

Qatar-Rafale-Shop2

O contrato, de 6,3 mil milhões de euros e que incluirá a opção de compra de mais 12 Rafale. A entrega do primeiro aparelho está prevista para meados de 2018 e o contrato inclui a formação de 36 pilotos e de várias dezenas de mecânicos do Qatar.

No início de Abril, a França vendeu 36 Rafale à Índia e, em Fevereiro, 24 ao Egito, o primeiro contrato de exportação daqueles aviões de combate, até então presentes unicamente na Força Aérea Francesa.

A Dassault está a negociar possíveis novos contratos com a Malásia e os Emirados Árabes Unidos e iniciou contactos com a Indonésia e o Kuwait. O grupo aeronáutico Dassault, que fabrica os Rafale, estima que o ritmo de produção pode aumentar 2,5 vezes para fazer face a novas encomendas.

 

Segundo especialistas, o êxito dos Rafale deve-se às capacidades operacionais do aparelho, designadamente a precisão, demonstradas nas operações militares na Líbia, no Mali e no Iraque, onde integra a coligação que combate o grupo radical Estado Islâmico.

Qatar-Rafale-air-sunset

 

  • Fotos: NewsAvia/André Garcez
  • Dassault Aviation

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica