A Boeing e a Qatar Airways anunciaram a finalização de uma encomenda de 30 aviões B787-9 Dreamliners e 10 B777-300ER, um negócio avaliado em cerca de 11,7 mil milhões de dólares norte-americanos. Foi ainda assinado um memorando que manifesta a intenção da Qatar em adquirir 80 aviões Boeing 737 MAX 8, um contrato que poderá ser concretizado por cerca de 6,9 mil milhões de dólares nos próximos meses.
A construtora norte-americana divulgou nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, o acordo de ambas as partes e destacou que esta encomenda da companhia árabe valida o prestígio e a boa performance dos aparelhos bimotores para o longo curso fabricados pela Boeing.
A companhia aérea do Emirado do Catar, na Península Arábica, considerado um dos países mais ricos do mundo, trabalha com uma frota de 84 aviões de longo curso da Boeing (B777 e B787), todos com menos de nove anos de serviço. Com esta encomenda eleva para 105 o número de aviões que estão encomendados à Boeing, dos quais 60 são do modelo B777.
Com o compromisso assumido relativamente aos Boeing 737 MAX 8, a Qatar Airways poderá tornar-se a primeira companhia a voar com este tipo de avião no Médio Oriente, tal como já tinha acontecido com o B787 Dreamliner.
O comunicado da Boeing não revela a data da entrega dos novos aviões. Foram acrescentados à encomenda, já que a Qatar ainda tem a receber 65 aviões de encomendas anteriores.
- A imagem, distribuída pela construtora norte-americana, antecipa a visão de um Boeing 737 MAX 8 com as cores da Qatar Airways a voar sobre a baía da cidade de Doha, capital do Emirado do Catar.
Com essa compra dos 737-8, como ficou a “briga” entre a Qatar e a Airbus relativamente aos A320 Neo?