Queda de antigo avião militar mata 7 pessoas na Inglaterra – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um antigo avião de combate ‘Hawker Hunter’ despenhou-se neste sábado, 22 de agosto, durante um festival aéreo, em Sussex, na Inglaterra, tendo provocado a morte de sete pessoas e ferimentos em mais 14 pessoas que se encontram hospitalizadas.

As imagens da tragédia são muito expressivas e mostram a dimensão da tragédia provocada quando o avião, ao descrever um segundo loop, uma manobra que não conseguiu terminar, se estatelou no solo, junto da auto-estrada A27, uma das vias rodoviárias de mais tráfego naquela zona do Reino Unido.

O avião, fabricado nos anos 50 do século passado, estava a fazer uma exibição no Festival Aeronáutico de Shoreham, tendo aos comandos um antigo piloto de aviões ‘Harrier’ da Royal Air Force (RAF) – Força Aérea do Reino Unido. O aparelho entrou em perda caindo fora do recinto do aeroporto, mas muito perto de uma multidão que assistia à demonstração dos aviões. Embora não tenha caído sobre a assistência do espectáculo, despenhou-se à mesma sobre automóveis e pessoas na auto-estrada. Esmagou quatro automóveis e a explosão e incêndio que se seguiu ampliou a tragédia que agora se noticia. O piloto conseguiu sair vivo do aparelho, escapando às chamas. Não se conhecem pormenores, apenas que está hospitalizado entre as 14 vítimas assistidas pelos bombeiros e socorristas no local.

O Hunter, modelo WV372, foi fabricado na Inglaterra para a Royal Air Force, tendo feito o seu primeiro voo em 17 de Junho de 1955. Depois de desactivado e desarmado foi vendido para a Alemanha, mas sempre cumpriu com as inspecções de manutenção numa companhia certificada no Reino Unido. Desconhece-se o atual proprietário do aparelho. O piloto Andy Hill que tripulava o aparelho era considerado um dos melhores pilotos de ‘Harrier’ de todo o tempo da RAF.

Este é o segundo acidente grave que ocorre em West Sussex no ‘Shoreham Air Show’. Em setembro de 2007 um avião ‘Hurricane’, que também voara algumas dezenas de anos antes na Royal Air Force, despenhou-se durante uma demonstração, tendo morrido o piloto, um homem de 49 anos que se tornara conhecido por ter sido duplo de James Bond no cinema.

Skyuber - Let's get you flying

 

O vídeo que a seguir apresentamos mostra algumas evoluções do avião antes de se ter despenhado

Sobre o Hawker

O Hawker Hunter é um caca subsónico desenhado e construído na Inglaterra, nos anos 50, pela Hawker Siddeley, um conglomerado de empresas e fabricas de maquinaria pesada, que viria a ser um dos membros fundadores a British Aerospace.
O Hunter, monolugar a jato entrou a serviço como um caça dotado de alta manobrabilidade em combate, tendo sido exportado para cerca de 20 países.
Em 1953 este caça com um motor da Rolls-Royce Avon da serie 200 quebrou o recorde mundial de velocidade para motores a jacto atingindo uma velocidade de 727,63 milhas por hora ou 1171,01 Km/h.
Reconhecido pela sua capacidade de manobra, fez parte da esquadra de exibição aérea da Força Aérea Inglesa Black Birds tendo a mesma se apresentado por diversas vezes num esquadrão composto por vinte e duas aeronaves.
Mais tarde o esquadrão inglês Blue Diamonds também operou dezasseis desta aeronaves em varias exibições no Continente Europeu e ex-colónias Inglesas.

Esta aeronave foi descomissionada em 1993, deixando de voar pela força aérea inglesa , sendo que alguns aparelhos foram adquiridos por pilotos da força aérea e entusiastas de todo o mundo.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...