Bem-vindo, !|Sair

Queda de helicóptero mata duas pessoas em São Paulo

Ricardo Boechat (imagem de abertura), de 66 anos de idade, conhecido jornalista e apresentador do ‘Jornal da Band News’, morreu vítima de um acidente aéreo, ocorrido nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, em São Paulo, Brasil, em que também faleceu o piloto da aeronave.

O acidente ter-se-á verificado pelas 12h00 locais (14h00 UTC) quando o piloto do helicóptero, por razões desconhecidas, tentava um pouso de emergência numa estrada e acabou por colidir com um camião que transportava um contentor num trecho da Rodoanel, que dá acesso à rodovia Anhanguera, na zona oeste de São Paulo, noticiou a ‘Folha de São Paulo’ na sua edição digital. O motorista do camião está hospitalizado com ferimentos graves, embora o seu estado não seja crítico.

O helicóptero, um Bell 206B, matrícula PT-HPG, tinha levantado voo em Campinas, no interior do Estado de São Paulo, onde Ricardo Boechat tinha proferido uma palestra para uma conferência promovida por uma empresa farmacêutica. Estava a transportar o jornalista para as instalações da TV Bandeirantes, no Morumbi, na zona sul de São Paulo. O piloto do aparelho era Ronaldo Quattrucci, de 56 anos, proprietário da empresa RQ Serviços Aéreos Especializados, e considerado um piloto muito competente. A Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (ABRAPHE) distribuiu um comunicado em que precisamente destacou o grande profissional que era Ronaldo Quattrucci e as suas constantes preocupações com a segurança em voo.

O helicóptero acidentado foi construído em 1975 (tinha cerca de 44 anos de serviço) mas tinha todas as licenças em dia, nomeadamente o certificado de aeronavegabilidade, segundo as autoridades aeronáuticas brasileiras.

Segundo o ‘Estado de São Paulo’ Boechat era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM, além de ser colunista da revista IstoÉ. Trabalhou no Estado e, também, nos jornais O Globo e O Dia. É ganhador de três prémios Esso e, segundo o site da Band, é um dos maiores ganhadores da história do Prémio Comunique-se, em que foi reconhecido como âncora de rádio, âncora de televisão e colunista. Também foi eleito o jornalista mais admirado do País na pesquisa do site ‘Jornalistas&Cia’ em 2014.

O Governo Brasileiro, através da Secretaria de Aviação Civil, manifestou o seu pesar pelo falecimento do jornalista Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci e disponibilizou-se para participar no inquérito ao acidente que será liderado pelo CENIPA.

 

  • Notícia atualizada às 21h00 UTC

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica