Queda de ultra-leve provoca dois mortos em Santo Tirso (Porto)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião ligeiro caiu nesta terça-feira, 26 de Maio, junto do campo de futebol de Água Longa, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, no Norte de Portugal, provocando dois mortos, confirmou à agência Lusa uma fonte do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

O acidente terá ocorrido pelas 19h22 locais (18h22 UTC), segundo informação do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto.

Segundo informação das redes sociais trata-se de uma aeronave monotor, ultra-leve, modelo ‘DynAero MCR-4S 2002’, com a matrícula PH-VGH, da Holanda, que desde há alguns anos estava em Portugal, com base num dos hangares do Aeródromo de Vilar da Luz, na Maia, distrito do Porto.

O ‘Jornal de Notícias’, diário que se publica na cidade do Porto, noticiou na sua edição online desta terça-feira que o avião acidentado era propriedade de um médico dentista português que também é instrutor de voo. Terá emprestado a aeronave a um amigo, seu antigo aluno, de nome Sérgio Silva que juntamente com outro amigo, de nome Pedro Soares, tinham descolado do Aeródromo de Vilar da Luz pelas 19h00. Serão estes dois as vítimas mortais do acidente.

A aeronave terá sofrido uma pane no motor, pois segundo algumas testemunhas da passagem do monomotor pelo local onde se despenhou, ouvia-se “o motor aos soluços” antes do estrondo do impacto na estrada próximo do campo de futebol e em frente de um café.

O avião iria na direcção da pista 34 do aeródromo, mas a falha de motor, terá levado a que o piloto da aeronave tentasse uma aterragem de emergência no campo de futebol que, supõe-se, estava à vista dos tripulantes da aeronave. O que se pode depreender é que não deu tempo a alcançar o campo desportivo.

Os corpos dos dois tripulantes foram retirados pelas 23h00 do local do acidente e levados para autópsia.

Os destroços do avião estão sob vigilância policial até à manhã desta quarta-feira quando se prevê que inspectores do GPIAA – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves cheguem ao local para as primeiras perícias, necessárias para a elaboração do inquérito.

Neste ano de 2015 este foi o quinto acidente grave com um avião ultra-leve em Portugal. No total registam-se cinco mortos e três feridos e a perda total de cinco aeronaves.

 

  • Notícia actualizada em 27 de Maio pelas 02h10 UTC
  • Foto: Tiago Ferreira/Plane Spotters de Portugal

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...