As equipas de resgate da Marinha da Indonésia confirmaram na tarde de hoje, sábado, dia 10 de Janeiro, que recuperaram a secção principal da cauda do Airbus A320 da Air Asia Indonesia que se despenhou no Mar de Java no passado dia 28 de Dezembro, com 162 ocupantes a bordo.
As imagens já correm em diversas contas do Twitter, e estão também a ser divulgadas por diversos canais televisivos. Os trabalhos foram acompanhados por um fotógrafo da agência noticiosa France Press (AFP), autor das imagens que estão a ser publicadas.
Segundo as autoridades indonésias é convicção das equipas de resgate que os dois gravadores, conhecidos por ‘caixas negras’, do avião estão inseridos nesta secção da cauda, que foi encontrada a cerca de 30 metros de profundidade e trazida até à superfície num trabalho conjunto de mergulhadores da Marinha de Guerra e da tripulação do navio de resgate indonésio ‘Crest Onyx’, que, para o efeito, utilizou um sistema de bóias insufladas com ar comprimido para trazer até à tona da água os destroços referidos. Entre estes foram recuperados mais dois corpos que estavam presos nos assentos e que elevam a 48 o número de cadáveres de ocupantes do aparelho recolhidos até à tarde de hoje.
As forças armadas da Indonésia não confirmaram a presença das ‘caixas negras’. Cautelosamente referiram que todo o material recolhido está a ser analisado. No caso de alguma novidade relevante, os jornalistas serão informados, prometeu o porta-voz indonésio.