Relatório diz que pilotos etíopes agiram de acordo com as recomendações da Boeing

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ministra dos Transportes da Etiópia, Dagmawit Moges, anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 4 de abril, em Adis Abeba, que os pilotos do Boeing 737 MAX 8 da companhia nacional Ethiopian Airlines, que caiu no passado dia 10 de março, seguiram “repetidamente” os procedimentos recomendados pelo fabricante do avião, segundo o primeiro relatório oficial sobre o acidente, não conseguindo “evitar a queda livre” da aeronave.

É o que consta no relatório preliminar do acidente do voo ET302, cujo avião caiu cerca de seis minutos após a descolagem de Adis Abeba, quando seguia com destino a Nairobi, no Quénia. A bordo, entre passageiros e tripulantes, seguiam 157 pessoas, que morreram na queda descontrolada da aeronave.

Este foi o segundo acidente com um Boeing 737 MAX 8 em cinco meses. Em outubro de 2018, outro aparelho semelhante que fazia o voo JT610 da Lion Air tinha caído no mar perto da Indonésia tendo morrido 189 pessoas.

Segundo o relatório preliminar que foi divulgado com grande destaque pelo Governo da Etiópia, os pilotos seguiram os procedimentos recomendados pela Boeing quando o avião MAX 8 que tripulavam começou a mover o nariz para baixo de forma automática, disse a ministra dos Transportes, ao divulgar o primeiro relatório oficial sobre o acidente.

“A equipa realizou repetidamente todos os procedimentos fornecidos pelo fabricante, mas não conseguiu retomar o controlo da aeronave”, afirmou a ministra Dagmawit Moges, numa conferência de imprensa em Adis Abeba.

Seguindo as regras internacionais para acidentes aéreos, o relatório preliminar não aponta culpados nem apresenta uma análise detalhada do voo, que deve levar vários meses para ser divulgado. O documento final deve ser entregue dentro de um ano.

No entanto, o material divulgado nesta quinta-feira indica em que pontos os investigadores estão dedicando maior atenção. O documento isenta os pilotos de terem realizado procedimentos errados e inclui duas recomendações diretas à Boeing.

Os investigadores sugerem que a empresa reveja o sistema de controlo do avião e que as autoridades de aviação confirmem que o problema esteja resolvido antes de permitir que os Boeing MAX, atualmente parados em todo o mundo, voltem a voar.

O relatório confirma que os pilotos perderam o controlo do avião por terem problemas com um sistema chamado MCAS (Sistema de Aumento de Detalhes de Manobras, em tradução livre), que busca evitar que o avião perca a sustentação no ar. O sistema teria abaixado repetidamente o nariz da aeronave na hora errada, com base em dados incorretos vindos de um sensor.

A Boeing disse nesta quinta-feira, dia 4 de abril, que irá estudar o relatório e adiantou que já testou com sucesso uma atualização do MCAS, que o tornará mais fácil de usar pelos pilotos.

 

Para ler o documento do relatório preliminar em inglês, pode acessar por este LINK.

 

  • Foto © Preston Fielder

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...