Ricardo Conde é o novo presidente da Agência Espacial Portuguesa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space anunciou nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, a nomeação de Ricardo Conde para presidente daquele organismo, cargo que já ocupava interinamente desde setembro, quando substituiu Chiara Manfletti.

Em comunicado, a agência refere que a escolha do novo presidente decorreu de um processo de seleção iniciado em outubro, depois da saída da cientista italiana Chiara Manfletti, que deixou a presidência para regressar à Agência Espacial Europeia, onde está a chefiar o Departamento de Políticas e Programas.

O concurso internacional para o cargo contou com um comité de seleção composto pelo ex-presidente da Fundação para Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão, um dos membros fundadores da Agência Espacial Portuguesa, o presidente do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – Air Centre, Miguel Bello, e a anterior e primeira presidente da Agência Espacial Portuguesa, Chiara Manfletti.

Ricardo Conde, que desde 2019 integra a direção da Portugal Space, é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e está ligado ao setor aeronáutico e espacial desde 1993, tendo participado em vários programas nacionais e internacionais.

Citado em comunicado, o novo presidente assegura que dará continuidade ao trabalho de Chiara Manfletti, trabalhando para que a agência possa “prosseguir com os grandes objetivos traçados para o reforço da capacitação da indústria espacial portuguesa e das instituições de investigação que atuam neste setor”.

Ricardo Conde recorda ainda os desafios associados à criação de uma agenda de industrialização do setor espacial, como o lançamento de uma constelação de satélites de observação da Terra, e de uma agenda de criação de uma política de dados de observação da terra.

“Esta industrialização do setor espacial, seja pelo desenvolvimento de capacidades ao nível dos micro-lançadores, criando condições de atratividade para captar empresas líderes Europeias para a sua operação, seja na procura de soluções no segmento da segurança espacial, nomeadamente num tema de futuro como a resolução dos problemas do lixo espacial, em que Portugal pretende ocupar uma posição de liderança, serão fundamentais para o nosso reposicionamento nas cadeias de valor internacionais”, sublinha.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...