A construtora europeia Airbus terminou na semana passada, a montagem do primeiro modelo do Airbus A320neo. Hoje, dia 1 de Julho, foi a vez de tirar o modelo da “fábrica”, depois da pintura e montagem dos Pratt & Whitney PW1100G-JM.
A Airbus preparou uma pequena cerimónia com clientes, jornalistas e equipa responsável pelo concepção e projecto nas suas instalações, em Toulouse, França, onde realizou o ‘roll-out’ do avião. Seguem-se os testes em terra e em breve os primeiros testes em voo. O modelo nas fotos com o registo MSN6101 será o primeiro ‘neo’ da Airbus a levantar voo.
A320neo
A Airbus opta por uma receita cautelosa no lançamento do seu ‘best-seller’, em vez de revolucionar este modelo de corredor único, opta por somente fazer alguns ajustes estéticos, e no motor, onde sofre a sua maior alteração.
A construtora promete uma redução de consumo na ordem dos 15% sem mexer na fórmula mágica. Esta redução de consumo deve-se sobretudo aos novos motores, que estão disponíveis em duas versões: CFM LEAP-X e o PW1100G da Pratt&Whitney. Estes últimos já estão num estágio de produção e testes mais avançados.
Os PW1100G estiveram até há bem pouco tempo em testes de voo, no C-Series da Bombardier. Contudo uma falha grave nos mesmos levou a Bombardier e o fabricante a interromper os testes.
Este Airbus, que apresenta também um novo design nas ‘sharklets’ leva mais duas toneladas de carga, faz menos ruído, produz menos emissões e alcança mais 500 milhas náuticas que a antiga geração.
Fotos : Airbus / Master Films / H.GOUSSÉ