Ryanair abrirá 19 novas rotas em Portugal no próximo Verão

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Ryanair anunciou nesta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, a sua programação de Verão em Portugal para este ano com 19 novas rotas (164 na totalidade) para diversos destinos europeus.

Todas as novas rotas irão operar a partir dos aeroportos de Faro, no Algarve, e Porto, no norte do país, em resposta a taxas aeroportuárias mais baixas, que a companhia de baixo custo irlandesa considera “adequadas” ao seu tipo de operação.

A Ryanair não anunciou qualquer crescimento nos aeroportos de Lisboa e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, devido à ausência de faixas horárias (slots) em Lisboa, aeroporto onde também houve um “aumento injustificado das taxas aeroportuárias e impostos ETS que prejudicam o turismo e o emprego nas ilhas portuguesas”.

Durante a próxima época de Verão IATA 2023, a Ryanair baseará em Portugal um total de 30 aeronaves (Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada). Além das 19 novas rotas, haverá aumento de frequências em cerca de 30 outras rotas. No total a Ryanair diz que fará um investimento de cerca de 3 mil milhões de dólares em Portugal, tendo criado “900 postos de piloto, tripulantes de cabina e técnicos de manutenção altamente remunerados”.

Enquanto que a Ryanair irá operar mais de 1.600 voos semanais de e para Portugal no Verão de 2023, permitindo aos Portugueses uma escolha imbatível com as tarifas mais baixas quando reservam as suas férias, “o crescimento da companhia aérea em Lisboa e nas Regiões Autónomas foi asfixiado devido ao aumento das taxas e taxas ETS nas ilhas de Portugal, tornando estes aeroportos totalmente não competitivos”, lamenta a companhia num comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 1 de fevereiro.

A fim de continuar a proporcionar turismo e crescimento em todas as regiões de Portugal, incluindo Lisboa, a Ryanair apela à ANAC e à ANA para alargar a redução das taxas aeroportuárias a todos os aeroportos portugueses, não apenas Faro e Porto, e insta o Governo Português a confirmar a abertura antecipada do novo aeroporto de Lisboa (Montijo) o mais rapidamente possível e a libertar as faixas horárias não utilizadas da TAP no Aeroporto Humberto delgado, em Lisboa.

A Ryanair apela também ao Governo português para que tome medidas imediatas contra a extensão das taxas ETS à Madeira e aos Açores a partir de 2024. “Estes impostos ETS excluem os voos de longo curso e de transferência (maiores poluidores), mas visam injustamente os voos de pequeno curso, o que terá um impacto prejudicial na indústria do turismo em Portugal, tornando os custos para os turistas que viajam para a Madeira ou para os Açores muito mais elevados do que os destinos de férias não comunitários como Marrocos, Jordânia e Turquia, que continuam isentos do pagamento de impostos ETS”, observa a Ryanair.

“Como companhia aérea nº 2 em Portugal, a Ryanair tem o prazer de anunciar o nosso novo horário de Portugal para o Verão de 2023, com 1.600 voos semanais em 164 rotas, incluindo 19 novas rotas a partir de Faro e Porto, para os nossos clientes/visitantes portugueses, como Barcelona, Belfast, Copenhaga, Roma e Estocolmo”, afirma Michael O’Leary, presidente da ‘Ryanair Holdings plc’.

A Ryanair apela mais uma vez à ANAC e à ANA para alargarem a redução das taxas aeroportuárias tanto em Faro como no Porto a todos os aeroportos portugueses, incluindo Lisboa, “para permitir à Ryanair impulsionar a recuperação e o crescimento do turismo em Portugal, como temos feito nos últimos 20 anos com a nossa contribuição económica de mais de 1,5 mil milhões de euros, tal como recentemente quantificado por um relatório independente da PwC”.

 

Para celebrar o novo horário de Verão de Lisboa 2023 da Ryanair, a companhia lançou uma venda especial de lugares com tarifas a partir de apenas 29,99 euros para viagens entre Abril e 23 de outubro, que devem ser reservadas até à meia-noite do dia 3 de fevereiro no sítio da empresa na internet.

As novas rotas à partida do Aeroporto Gago Coutinho/Faro, no Algarve: Aarhus (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Belfast (Irlanda do Norte, Reino Unido), Copenhaga (Dinamarca), Exeter (Reino Unido), Frankfurt Hahn (Alemanha), Roma Fiumicino (Itália) e Toulouse (França).

As novas rotas à partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro/ Porto, no norte de Portugal: Bristol (Reino Unido), Castellon (Espanha), Leeds (Reino Unido), Maastricht (Países Baixos), Nimes (França), Shannon (República da Irlanda), Estocolmo (Suécia), Estrasburgo (França), Trapani (Itália), Turim (Itália) e Wroclaw/Breslávia (Polónia).

 

  • Foto abertura © PressTUR

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...

Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo de Cabo Verde instalado na ilha do Sal

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) apresentou publicamente na...