Ryanair abrirá 19 novas rotas em Portugal no próximo Verão

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Ryanair anunciou nesta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, a sua programação de Verão em Portugal para este ano com 19 novas rotas (164 na totalidade) para diversos destinos europeus.

Todas as novas rotas irão operar a partir dos aeroportos de Faro, no Algarve, e Porto, no norte do país, em resposta a taxas aeroportuárias mais baixas, que a companhia de baixo custo irlandesa considera “adequadas” ao seu tipo de operação.

A Ryanair não anunciou qualquer crescimento nos aeroportos de Lisboa e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, devido à ausência de faixas horárias (slots) em Lisboa, aeroporto onde também houve um “aumento injustificado das taxas aeroportuárias e impostos ETS que prejudicam o turismo e o emprego nas ilhas portuguesas”.

Durante a próxima época de Verão IATA 2023, a Ryanair baseará em Portugal um total de 30 aeronaves (Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada). Além das 19 novas rotas, haverá aumento de frequências em cerca de 30 outras rotas. No total a Ryanair diz que fará um investimento de cerca de 3 mil milhões de dólares em Portugal, tendo criado “900 postos de piloto, tripulantes de cabina e técnicos de manutenção altamente remunerados”.

Enquanto que a Ryanair irá operar mais de 1.600 voos semanais de e para Portugal no Verão de 2023, permitindo aos Portugueses uma escolha imbatível com as tarifas mais baixas quando reservam as suas férias, “o crescimento da companhia aérea em Lisboa e nas Regiões Autónomas foi asfixiado devido ao aumento das taxas e taxas ETS nas ilhas de Portugal, tornando estes aeroportos totalmente não competitivos”, lamenta a companhia num comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 1 de fevereiro.

A fim de continuar a proporcionar turismo e crescimento em todas as regiões de Portugal, incluindo Lisboa, a Ryanair apela à ANAC e à ANA para alargar a redução das taxas aeroportuárias a todos os aeroportos portugueses, não apenas Faro e Porto, e insta o Governo Português a confirmar a abertura antecipada do novo aeroporto de Lisboa (Montijo) o mais rapidamente possível e a libertar as faixas horárias não utilizadas da TAP no Aeroporto Humberto delgado, em Lisboa.

A Ryanair apela também ao Governo português para que tome medidas imediatas contra a extensão das taxas ETS à Madeira e aos Açores a partir de 2024. “Estes impostos ETS excluem os voos de longo curso e de transferência (maiores poluidores), mas visam injustamente os voos de pequeno curso, o que terá um impacto prejudicial na indústria do turismo em Portugal, tornando os custos para os turistas que viajam para a Madeira ou para os Açores muito mais elevados do que os destinos de férias não comunitários como Marrocos, Jordânia e Turquia, que continuam isentos do pagamento de impostos ETS”, observa a Ryanair.

“Como companhia aérea nº 2 em Portugal, a Ryanair tem o prazer de anunciar o nosso novo horário de Portugal para o Verão de 2023, com 1.600 voos semanais em 164 rotas, incluindo 19 novas rotas a partir de Faro e Porto, para os nossos clientes/visitantes portugueses, como Barcelona, Belfast, Copenhaga, Roma e Estocolmo”, afirma Michael O’Leary, presidente da ‘Ryanair Holdings plc’.

A Ryanair apela mais uma vez à ANAC e à ANA para alargarem a redução das taxas aeroportuárias tanto em Faro como no Porto a todos os aeroportos portugueses, incluindo Lisboa, “para permitir à Ryanair impulsionar a recuperação e o crescimento do turismo em Portugal, como temos feito nos últimos 20 anos com a nossa contribuição económica de mais de 1,5 mil milhões de euros, tal como recentemente quantificado por um relatório independente da PwC”.

 

Para celebrar o novo horário de Verão de Lisboa 2023 da Ryanair, a companhia lançou uma venda especial de lugares com tarifas a partir de apenas 29,99 euros para viagens entre Abril e 23 de outubro, que devem ser reservadas até à meia-noite do dia 3 de fevereiro no sítio da empresa na internet.

As novas rotas à partida do Aeroporto Gago Coutinho/Faro, no Algarve: Aarhus (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Belfast (Irlanda do Norte, Reino Unido), Copenhaga (Dinamarca), Exeter (Reino Unido), Frankfurt Hahn (Alemanha), Roma Fiumicino (Itália) e Toulouse (França).

As novas rotas à partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro/ Porto, no norte de Portugal: Bristol (Reino Unido), Castellon (Espanha), Leeds (Reino Unido), Maastricht (Países Baixos), Nimes (França), Shannon (República da Irlanda), Estocolmo (Suécia), Estrasburgo (França), Trapani (Itália), Turim (Itália) e Wroclaw/Breslávia (Polónia).

 

  • Foto abertura © PressTUR

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...