A South African Airways (SAA), companhia de bandeira da República da África do Sul, saudou a entrada da Air China no País, após a chegada do voo inaugural da nova rota Pequim-Joanesburgo, no fim-de-semana passado.
Thuli Mpshe, vice-presidente executivo da SAA, refere, em comunicado distribuído na segunda-feira, dia 2 de novembro, que agora abrem-se novas perspetivas de desenvolvimento e de parceria entre os dois países e nomeadamente entre os dois continentes, já que a África do Sul é o primeiro país africano para onde voa a Air China com aviões próprios, e em code-share com a companhia sul-africana.
Os voos regulares entre a China e a África do Sul tinham sido suspensos em 2012, quando a SAA decidiu reformular as suas rotas e retirar as suas ligações de Joanesburgo para Pequim e para Xangai.
A Air China iniciou no passado dia 30 de Outubro voos diretos entre Pequim e Joanesburgo, com uma oferta de três classes de serviço a bordo. Ambas as companhias são membros da Star Alliance, o que potencia os negócios entre as duas transportadoras e valoriza as malhas aéreas das duas empresas aéreas, ambas constituídas por capitais públicos nos seus países.