SATA Air Açores destaca-se entre as companhias europeias

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Faz parte da maior comunidade de aviação em português


 

A equipa de direção de operações de voo da SATA Air Açores, em parceria com a Thales Avionics, desenvolveu o projeto  ‘Eletronic Flight Bag’ (EFB) com o objetivo de simplificar processos através na eliminação de papel na sua operação, anunciou a companhia aérea portuguesa, com sede na Região Autónoma dos Açores.

Este sistema está totalmente integrado com os sistemas de planeamento de tripulações, planeamento de voo, performance e arquivo digital da companhia.

A integração dos sistemas de back office previamente utilizados pela SATA Air Açores com o EFB constituiu a primeira grande vantagem da sua implementação, ao simplificar processos e automatizar a disseminação de informação entre sistemas, tendo como corolário uma drástica redução no tempo e número de tarefas efetuadas manualmente.

Com a implementação do EFB na sua operação, o processo de voo, manuais e documentação da aeronave passaram a estar disponíveis para consulta e preenchimento digitalmente, através de iPad’s instalados nos cockpits de todas as aeronaves.

O programa teve, assim,  um grande e positivo impacto operacional e financeiro, para além de uma redução de custos relacionada com a subscrição de serviços por via eletrónica.

Este projeto inovador foi reconhecido com um case study de sucesso e apresentado em Sevilha, no seminário anual da Thales Avionics e em Munique, na conferência de operadores Bombardier, colocando a SATA Air Açores entre os gigantes da indústria que apostam nesta tecnologia para aumentar a eficiência da sua operação e reduzir a pegada ambiental.

A eliminação do processo de voo em papel, representa uma poupança anual de mais de 1.100 resmas de papel, constituindo mais uma considerável redução de custos e da pegada ambiental.

No passado dia 1 de Novembro, na sequência da aprovação final do EFB Portátil com aplicações Tipo A e B, a SATA Air Açores fez a transição definitiva para o voo paperless, estando entre os primeiros operadores a nível europeu a conseguir esta complexa certificação e dando um importante passo rumo à simplificação de processos e modernização da operação.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...