SATA faz balanço positivo das operações no período após a retoma

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Grupo SATA, que tem duas companhias aéreas – a SATA Air Açores e a Azores Airlines – e sede na Região Autónoma dos Açores, faz um balanço muito positivo da sua operação, após a retoma depois do confinamento, tanto no transporte de passageiros como de carga.

“No mês de junho, a taxa de ocupação média de passageiros rondou os 40% na totalidade das rotas operadas, o que representa um valor assinalável, considerando o contexto de pandemia e o período de cerca de três meses em que os passageiros estiveram impedidos de se movimentarem, devido à evolução da covid-19 e às restrições de circulação impostas”, diz um comunicado de imprensa distribuído na manhã desta sexta-feira, dia 10 de julho, pelo grupo português de aviação comercial.

O Grupo SATA observa que a taxa de ocupação de cerca de 40% é um valor encorajador, uma vez que, gradualmente, as companhias aéreas e os passageiros demonstram mais confiança em voltar a voar e aprendem a movimentar-se nesta nova normalidade. Apesar de ainda limitada, representa e faz prova, do investimento significativo por parte do Grupo SATA, que tem procurado cooperar ativamente para que a atividade económica e turística do arquipélago possa ressurgir, gradualmente. O esforço empreendido no reinicio da operação, representa o compromisso e a missão que o grupo aéreo dos Açores assume na promoção da mobilidade entre as ilhas do Arquipélago e destas com o exterior.

Não obstante o reinício gradual deste primeiro mês de operação, a taxa de ocupação continua, como esperado, aquém da ocupação que se regista habitualmente nesta altura do ano. A previsão da taxa de ocupação, isto é, as reservas de 15 de julho até final de agosto, situa-se, neste momento, em cerca de 33%, que compara com uma taxa de ocupação de cerca de 80%, em igual período do ano anterior.

É esperado que um número de passageiros aguarde até mais tarde a realização das suas viagens uma vez que os clientes vão ganhando confiança, à medida que vão recebendo testemunhos de que a viagem e o acolhimento decorrem bem. Mas, ainda assim, para uma melhor gestão de recursos, serão feitos neste período, um conjunto de ajustes pontuais no sentido de procurar um melhor equilíbrio entre a oferta e a procura. Esse processo decorre de uma análise contínua que o Grupo SATA realiza à sua operação, em conjunto com os seus parceiros.

Neste contexto, as transportadoras SATA Air Açores, que voa entre as ilhas do arquipélago, e Azores Airlines que faz as ligações regulares para aeroportos europeus e da América do Norte, têm desenvolvido uma operação de contato pró-ativo com os seus agentes de mercado e passageiros, no sentido de disponibilizar as melhores alternativas possíveis. Este processo tem corrido bem com particular compreensão de todos que, conscientes da situação excecional, têm sido particularmente cooperantes.

 

Azores Airlines liderou em operações de carga em maio à partida de Lisboa e do Porto

No contexto da retoma, assinale-se o desempenho excecional da operação de carga comercial, num período em que as entidades reguladoras estão a permitir o transporte controlado de mercadorias em aviões de passageiros, aproveitando inclusive o espaço das cabinas. De acordo com dados da IATA, no passado mês de maio, a SATA Azores Airlines foi, pela primeira vez, na sua história, a companhia líder no transporte de carga à saída do Continente, com uma quota cerca de 16%.

De facto, em maio, a SATA Azores Airlines transportou 250 toneladas de carga num total de mercado de, aproximadamente, 1.600 toneladas, à saída dos aeroportos do continente português (Lisboa e Porto), sendo o operador número um do mercado, o que representa um marco no seio do Grupo SATA.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...