A Elsa Fragata é hoje em dia uma mulher realizada. É bonita, é uma super mãe, mulher, uma trabalhadora de mão cheia, uma pessoa humilde , que não se esquece dos seus – foram os colegas que o disseram – e que vive hoje uma carreira que sempre sonhou, a bordo de aviões da TAP Portugal. Mas nem sempre a sua vida foi apenas céus azuis!
Houve momentos muito difíceis, duros até, que a poderiam levar a desistir. Houve momentos em que pensou preterir a vida familiar para alcançar o seu sonho, houve momentos em que pensou, que nada valia o esforço, houve vários altos e baixos, mas a Elsa não quebrou e seguiu lutando e sonhando, até ao dia em que finalmente levantou voo!
Voar sem escalas é o seu blog, uma bagagem de aventuras, descobertas e de culturas diferentes pelos quatro cantos do mundo. A Elsa decidiu assim partilhar as suas experiências, ajudar os outros a perseguirem o seu sonho, com testemunhos reais, vivências suas e dos colegas assistentes de bordo.
Os leitores do ‘NewsAvia’ já tiveram a oportunidade de travar conhecimento com a Elsa no ‘Voar Sem Escalas’ na secção blogs NewsAvia. Tivemos o prazer de publicar alguns textos, que se tornaram virais colocando a Elsa imediatamente no topo dos blogs mais lidos no NewsAvia.
Assim foi com muita satisfação que acompanhámos o lançamento público do blog da Elsa Fragata que aconteceu há poucos dias na FNAC do Vasco da Gama, em Lisboa.
Acompanhada por familiares e amigos, que lhe deram a mão, para entrar nesta aventura, a Elsa, deu a conhecer o seu “Lado B”, que depois de ser confrontada com a possibilidade de desemprego, há cerca de 18 anos atrás, decidiu seguir os conselhos de uma amiga, o de “tentar voar”.
“A entrada não foi fácil, pois não abriu o concurso para assistentes de bordo nesse ano. Deram-me a possibilidade de trabalhar em terra e eu fiz o check in, acolhimento e placa durante oito anos. Uma experiência enriquecedora, mas o objetivo estava lá, queria era mesmo voar”.
Depois de ter feito cinco candidaturas, enquanto esteve em terra, Elsa Fragata viu o seu desejo concretizar-se, ao vestir as cores da TAP, no espaço aéreo.
“Para além do “lado B” que eu mostro no blogue, o meu objetivo é sem dúvida poder dar a conhecer alguns “lado B’s” dos tripulantes de cabina com quem trabalho todos os dias e que me permitem de alguma maneira, conhecer pessoas maravilhosas todos os dias”.
“Chamei-lhe assim porque a maior parte de nós tem outra atividade, que muitas vezes é um hobby mais ativo e visível, na vida de cada um. Hoje em dia trabalhamos com pessoas que são arquitetos, pintores, médicos, pessoas de variadíssimas áreas e que se esforçam muito para que essas atividades também apareçam”, acrescenta.
Os dissabores da vida estão sempre presentes na memória da Elsa, são catalisadores de novas conquistas, são experiências que merecem ser partilhadas com quem tenta seguir a profissão de tripulante de cabina. Aqui, o apoio da família e dos amigos, é essencial e a Elsa não esqueceu.
Na apresentação contou também com os testemunhos dos colegas e amigos de profissão, Cármen Godinho, que está ao seu lado desde que o sonho se iniciou até à sua concretização, e de João Rebocho Pais, tripulante de cabina da TAP carinhosamente conhecido por ‘Jan Jan’ que é também um autor – com três livros publicados – , o último dos quais conta a sua experiência pessoal, quando a determinada altura da sua vida, tirou uma licença prolongada para cuidar do seu último filho, recém-nascido, já que a sua mulher, que era investigadora científica estava a terminar um curso. Uma decisão de uma vida, uma convivência ternurenta, divertida e irresistível que virou livro: ‘Olhando por Mr. Bergman’
Mas, o melhor para saber mais sobre o João Rebocho Pais, a Elsa e para viver todas as aventuras da vida de um tripulante de cabina, é clicar neste link, altamente recomendado!