Bem-vindo, !|Sair

Segundo A330-300 da TAP com pintura retro terá inauguração oficial

aMês da Criança - Participe no sorteio e ganhe bilhetes


Está concluída a primeira pintura retro de um avião da TAP Portugal. Trata-se de um dos quatro aviões Airbus A330-300 que a partir deste verão irão integrar a frota da companhia aérea portuguesa e que se destinarão nomeadamente às linhas do Brasil, libertando desta forma aviões A330-200 para as linhas da América do Norte (EUA e Canadá), rotas onde a TAP aumentou as suas frequências e onde está a ter grande procura. Boston; Nova Iorque/JFK e Toronto são praticamente novos destinos. Tratam-se de três reaberturas na rede da TAP, o primeiro e o segundo com voos diários desde o ano passado, e o segundo com cinco voos por semana desde o passado dia 10 de junho. Os números de passageiros são surpreendentes.

O A330-300, matrícula CS-TOV, será o segundo a entrar ao serviço. A cabina de passageiros foi reconfigurada nas oficinas da TAP, no Aeroporto de Lisboa, e a sua pintura com o desenho das antigas cores e lettering da companhia portuguesa, quando ao tempo era designada por ‘TAP – Transportes Aéreos Portugueses’, nas décadas de 60 e 70 do século passado, também foi executada pelos profissionais da divisão de Manutenção e Engenharia da companhia, integrados na unidade autónoma ‘TAP ME’.

O avião está praticamente pronto para entrar ao serviço. Contudo, faltam alguns testes e a inspeção e certificação da ANAC Autoridade Nacional de Aviação Civil, o que poderá acontecer no decorrer desta semana, admitiu uma fonte da companhia aérea portuguesa ao ‘Newsavia’. Só depois será marcada uma cerimónia oficial que assinalará a entrada ao serviço do segundo A330-300 com a pintura e o lettering antigos da TAP.

O terceiro e o quarto A330-300, que chegam da Singapore Airlines, ainda não chegaram a Lisboa.

Para a apresentação da nova frota de A330-300, a TAP aproveitará a entrada ao serviço do avião que exibirá a pintura ‘retro’ (CS-TOV). Será durante uma cerimónia que decorrerá no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, com participação de entidades oficiais e parceiros de negócio da companhia portuguesa. Chegou a estar prevista ou pré-agendada para esta semana, mas alguns atrasos na obtenção das respetivas licenças e o período de luto nacional decretado a partir desta segunda-feira, dia 19 de junho, por três dias, deverá adiar para a próxima semana o evento.

O primeiro avião Airbus A330-300 da TAP, matrícula CS-TOU, começou a voar no passado dia 9 de junho e tem sido utilizado na rota entre Lisboa e o Recife, no Estado de Pernambuco, Brasil. Já esteve uma vez em Fortaleza (Ceará) e fez um Lisboa-Paris, na semana passada. Nesta terça-feira, dia 20 de junho, deverá voar Lisboa- Salvador da Bahia. A maior capacidade de passageiros (total de 285) e de carga destes aviões torna-os mais competitivos nas rotas do Brasil, onde se deverão manter.

 

  • Foto © Pedro Martins

1 Comments

  1. São muito lindos os A330-300, muito elegantes.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica