Semana de microssatélites no Aeródromo de Ponte de Sor

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A oitava edição do CanSat Portugal decorre durante esta semana (1 a 5 de setembro) no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no Alto Alentejo. Uma semana dedicada aos microssatélites que pretende interessar os jovens estudantes portugueses pelas atividades aeroespaciais.

Durante esta competição anual, lançada em 2014, alunos do ensino secundário de todo o País lançam modelos funcionais de microssatélites, cujo sistema base (antena, bateria e sensores) está integrado num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

A competição regressa após um interregno desde 2020 e, ao longo das oito edições, já contou com a participação de mais de 700 jovens do ensino secundário.

A equipa vencedora, das treze a concurso, representará Portugal na final internacional, que se realiza este ano em formato online, através das plataformas digitais da ESA – European Space Agency (Agência Espacial Europeia).

Nesta edição, os MiniSalSat (Colégio Salesianos de Lisboa), vencedores da 1.ª edição do CanSat Júnior farão uma participação especial, extra-concurso.

O júri que avaliará os projetos conta com a participação de Ricardo Conde (presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space), Rui Agostinho (professor auxiliar do departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço), Eduardo Ferreira (vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e chefe de Divisão da Manutenção da NAV), Agostinho Fonseca (professor auxiliar de sensores e sistemas do Instituto Superior Técnico), Duarte Cota (professor e coordenador do Núcleo de Programação e Robótica da Escola de Novas Tecnologias dos Açores – ENTA – e ex-participante como professor de edições anteriores da competição, tendo já sido campeão nacional e europeu) e Ana Noronha (diretora executiva da Ciência Viva).

Nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, os microssatélites serão lançados de uma altura de 1 000 metros*. Os alunos terão de comunicar com o satélite na descida e, tal como num verdadeiro projeto espacial, recolher dados científicos e imagens para desenvolver uma proposta que será avaliada por vários especialistas. A sessão de encerramento ocorre no dia 5 de setembro, domingo, às 16h00 e contará com a presença de Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Ricardo Conde, diretor-geral PT SPACE, e representantes ESA.

O CanSat Portugal 2021 é organizado pelo ESERO Portugal, um projeto educativo da ESA – European Space Agency (Agência Espacial Europeia) e da Ciência Viva com o apoio da Agência Espacial Portuguesa e da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Este evento cumpre as normas previstas da Direção-Geral de Saúde e não é aberto ao público em geral.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...