Senado brasileiro proíbe cobrança de adicional para escolha de assento de avião

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Unicâmbio dá milhas 1€=1Milha


As companhias aéreas que operam em território brasileiro poderão ser proibidas de cobrar um adicional pela marcação antecipada de lugares nos aviões que realizam voos dentro do espaço considerado doméstico e para destinos internacionais, desde que a aeronave parta de um aeroporto brasileiro.

Uma proposta de decreto lei apresentada por uma deputado independente foi aprovada nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, pelo Senado Federal do Brasil e seguirá para análise na Câmara dos Deputados, após o que se submeterá a sanção presidencial.

A imprensa brasileira refere que se a proposta for aprovada como está redigida após aprovação do Senado, “fica vedada a exigência de qualquer valor adicional pela companhia aérea” para marcação antecipada de assento em voos operados no território brasileiro. O deputado independente Reguffe, que redigiu e apresentou a proposta, justifica se trata de uma prática que é “abusiva” e sugere multas às companhias aéreas que desrespeitarem a medida.

“Não podemos permitir que tal abuso se concretize”, escreveu o senador ao apresentar o projeto. Segundo ele, o ato de marcar assento é “consequência natural e óbvia” da própria compra da passagem. Na argumentação, o senador diz que como ao adquirir uma passagem área, o consumidor faz um contrato para ser transportado em segurança de um lugar para outro, a marcação de assento apenas “aperfeiçoa” o contrato ao dar uma informação relevante: o local onde o passageiro viajará.

A discussão do tema gerou fortes críticas à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os parlamentares lembraram que, recentemente, a agência também aprovou em resolução autorizando as companhias a cobrar pelo transporte de bagagem. Em dezembro de 2016, o Senado também aprovou um projeto, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que contraria a decisão da ANAC e impede a cobrança pelo despacho de bagagens. O projeto ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados.




Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...