Bem-vindo, !|Sair

Separatistas pró-russos derrubaram torre de controlo do Aeroporto de Donetsk

Tanques das forças separatistas pró-russas que lutam pela implantação de uma República Popular na província ucraniana de Donetsk, bombardearam e derrubaram hoje, terça-feira, dia 13 de Janeiro, o esqueleto ardido da torre de controlo do Aeroporto Internacional de Donetsk, na Ucrânia. Caiu o que era ainda um símbolo da soberania da administração regional de Donetsk, ainda obediente ao regime de Kiev.

O Aeroporto Internacional de Donetsk, na Ucrânia, foi ampliado e beneficiado no início desta década, tornando-se numa estrutura das mais modernas de toda a Ucrânia, uma obra de arquitetura e de engenharia de referência no país. Foi construído um novo terminal de passageiros, com sete pisos, capaz de acolher 3.100 passageiros por hora, e uma torre de controlo aéreo moderna e equipada com material sofisticado, com 45 metros de altura, do topo da qual se via todo o extenso complexo aeroportuário. A beneficiação dos aeroportos da Ucrânia fez parte do caderno de encargos do Campeonato Europeu de Futebol de 2012, disputado nos países de Leste. A torre foi erguida em 2011 e o terminal tinha sido inaugurado em Maio de 2012.

O conflito que desde há cerca de um ano opõe forças rebeldes separatistas, com o apoio do Exército da Rússia, ao governo de Kiev, tem resultado numa luta fraticida entre rivais, os que defendem a continuação da jurisdição ucraniana e os independentistas que contam com o apoio de Moscovo. O Aeroporto Internacional de Donestk é um bastião da resistência ucraniana, desde o primeiro ataque em 26 de Maio do ano passado. Está completamente destruído, e o que restava da torre de controlo caiu hoje. Mas a jurisdição da área aeroportuária ainda pertence às forças leais à soberania ucraniana. Cálculos de alguns especialistas apontam que a reconstrução da área destruída deverá custar cerca de 875 milhões de dólares norte-americanos, cerca de três vezes os custos da obra terminada em 2012.

Para quem conheceu o Aeroporto de Donetsk é uma ‘verdadeira dor de alma’ o que agora se constata. Para seguir os acontecimentos e entender o que se passou, aconselhamos que sigam o seguinte LINK. Pode ser lido em três versões: inglês, francês e italiano. Basta mudar o idioma do lado esquerdo da primeira página do site, de acordo com a preferência dos nossos leitores.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica