Sindicato culpa SATA pelo cancelamento de voo para a Horta

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) informou nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, que o cancelamento na terça-feira dos voos Lisboa-Horta-Lisboa da Azores Airlines (companhia do Grupo SATA) se deveu a um “erro de planeamento” das estruturas operacionais da empresa.

O SNPVAC adianta que, além do “erro de planeamento executado pelas estruturas operacionais” da SATA, foi “reiterada e grosseiramente incumprida a decisão do Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social”, dado que a companhia “não acautelou, como devia, este voo como serviço mínimo com a antecedência prevista” na decisão do Tribunal.

“Mais informamos que o SNPVAC informou a empresa deste erro de planeamento no passado domingo, dia 20 de agosto, advertindo para as consequências que daí poderiam advir, e, nada tendo sido feito, o desfecho foi o cancelamento” dos voos, esclarece o sindicato, que repudia a omissão, por parte da SATA, deste facto “da opinião pública e culpabilizado unicamente a greve às assistências que está em curso”.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Avião Civil refere no seu comunicado que, “além do erro de planeamento e do incumprimento da deliberação do Tribunal Arbitral, a decisão da administração em ter atribuído férias em junho, julho e agosto aos tripulantes de cabine contratados para os quatro meses de verão, também contribuiu para este cancelamento, bem como para outros nos dois meses anteriores”.

“Esta decisão em atribuir férias nos meses em que são necessários mais tripulantes no ativo é uma decisão única e sem precedentes no setor da aviação mundial”, considera o sindicato.

Confrontado com o comunicado, o porta-voz da transportadora aérea portuguesa, com sede nos Açores, António Portugal, apenas disse existir uma “diferença de interpretação” em relação a um dos pontos da decisão do Tribunal Arbitral por parte do sindicato e SATA, refere um despacho da agência noticiosa portuguesa ‘Lusa’.

Na terça-feira, dia 22 de agosto, a SATA anunciou que os voos entre Lisboa e a cidade da Horta, na ilha do Faial, e retorno Horta-Lisboa foram cancelados devido à greve às assistências, situação que envolveu cerca de 300 passageiros.

O sindicato mantém, por tempo indeterminado, a greve às assistências na Azores Airlines, companhia do Grupo SATA que assegura as ligações para fora do arquipélago.

António Portugal explicou que existem tripulantes que estão de assistência e que são chamados para substituir os que por razões de doença ou outra não podem assegurar a escala para que estavam designados.

 

 

Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...