O Sindicato Nacional dos Pilotos de Linhas Aérea de Espanha (SEPLA) elegeu no final do mês de novembro, os novos corpos gerentes para os próximos quatro anos. O piloto Óscar Sanguino González, comandante da Iberia na frota A330/A340, é o novo presidente da Direção (denominada ‘Mesa Rectora’ em Espanha), sendo acompanhado por outros dirigentes que representam os colegas de outras empresas de transporte aéreo.
A lista vencedora ficou assim constituída:
Presidente: Óscar Sanguino González (Iberia)
Vice-presidente: Rafael Rovira (Vueling)
Secretário: Javier Fernández Picazo (Iberia)
Vice-secretário: Rafael Delmás (Air Europa)
Tesoureiro: Ana Pedraza (Iberia)
Vice-tesoureiro: Cristina Aguirre (Vueling)
Curioso constatar que nesta lista existem duas mulheres-piloto que vão ocupar os dois cargos de tesouraria do SEPLA. As contas e a caixa ficam à sua responsabilidade…
“Somos uma equipa heterogénea de homens e mulheres de diferentes companhias aéreas espanholas que conhece em primeira mão as necessidades dos pilotos que representa”, afirmou o comandante Óscar Sanguino González após terem sido conhecidos os resultados da eleição que a sua lista ganhou com 44 por cento do votos expressos. Apresentaram-se três listas, uma delas liderada pelo anterior presidente do SEPLA. Sanguino González destacou ainda o facto da sua lista apresentar “um equilíbrio perfeito entre a experiência sindical e a formação académica”, que considerou “imprescindíveis para levar o SEPLA ao século XXI”
O SEPLA tem cerca de 6.000 pilotos associados e está num momento de transformação e adaptação às mudanças que se verificaram nos últimos anos no negócio do transporte aéreo na Espanha, com a chegada ao mercado das companhias de baixo custo. Hoje existem seções sindicais dedicadas para os pilotos da EasyJet, da Norwegian e da Ryanair. “Um dos principais objectivos do SEPLA é conseguir aprovar um convénio colectivo de trabalho para os pilotos destas linhas transnacionais”, afirmou o novo presidente do sindicato espanhol.
- Na foto, da esquerda para a direita: Javier Fernández-Picazo, Ana Pedraza, Rafael Rovira, Óscar Sanguino, Rafael Delmás e Cristina Aguirre.