O novo avião monomotor de dois lugares Sonaca 200, concebido e desenvolvido pela empresa belga Sonaca Aircraft, vai ser apresentado em Portugal na próxima quarta-feira, dia 4 de outubro, nas instalações da G Air Training Centre, no Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires.
A Bélgica conta com um grande número de empresas ativas na indústria aeronáutica, entre as quais o Grupo Sonaca, fornecedor oficial da Airbus, Dassaut, Embraer e Bombardier, que se evidenciou recentemente pelo anúncio da aquisição da empresa norte-americana LMI Aerospace.
Em 2015, a Sonaca criou uma filial dedicada à concepção, desenvolvimento e certificação de um monomotor de dois lugares para a formação e voos de lazer: o ‘Sonaca 200’.
Desenvolvido por e para pilotos, este aparelho vai ser certificado EASA (CS-VLA) para um peso máximo de descolagem de 750 kg e uma velocidade de cruzeiro de 115 nós.
O Sonaca 200 diferencia-se no mercado europeu da aviação geral pelo seu desempenho em voo e pela sua fiabilidade, bem como pelo baixo custo operacional, estando um aparelho de demonstração disponível para ensaios de voo em toda a Europa.
Durante o evento de apresentação, Pierre Van Wetter, piloto e co-fundador da Sonaca Aircraft, apresentará o Sonaca 200 em detalhe.