Sonhas com uma carreira na aviação? O futuro é hoje e o sonho está ao teu alcance!

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

IFA Training - Curso de Piloto de Linha Aérea


Se sempre fez parte dos teus sonhos em poder seguir uma carreira na aviação comercial, o momento não podia ser mais oportuno e com maior probabilidade de conseguires encontrar rapidamente emprego. Falámos com o IFA, que nos reforçou a informação mais recente que tem vindo a público, sobre as oportunidades do momento e por quanto tempo se irão prolongar as mesmas.

O melhor momento para entrar na aviação

Este é o melhor momento para apostar numa carreira na aviação. Segundo Luis Giraldes, Diretor de Marketing do IFA, uma escola com mais de 20 anos e a escola com mais cursos de qualificação tipo em Portugal e uma das melhores da Europa, “vivemos um momento de forte procura de profissionais de aviação quer sejam pilotos ou pessoal de cabine. A escassez de pilotos hoje é tal que estamos numa situação de pleno emprego para esta profissão”. O aumento do tráfego aéreo está muito relacionado com a maior mobilidade das pessoas. O transporte aéreo, é cada vez mais acessível e, como tal, cada vez mais procurado. Há um forte aumento do sector que tem crescido aproximadamente 6% ao ano, ao longo dos últimos 30 anos, numa evolução que é constante e que se traduz na procura crescente de profissionais.

No caso particular dos pilotos neste momento existe uma cadeia que é alimentada de forma dinâmica e continua, segundo Luis Giraldes “as grandes empresas como a Qatar Airways ou Emirates contratam pilotos à TAP, e esta contrata à EasyJet ou à Transavia. Estas ao ficarem sem pilotos vêm buscá-los diretamente às escolas”.

Atualmente o IFA tem acordos com várias companhias aéreas onde se destaca a Lease-Fly operadora de ATR’s pertencente ao mesmo grupo, a GermanWings ou a EuroWings entre outras. Luís Giraldes lembra que “todos os anos somos confrontados com estatísticas novas que nos remetem para a mesma realidade e o problema é que as estatísticas são sempre revistas e na verdade a escassez de pilotos que se pensava haver é afinal bastante maior”.

Os cursos

O IFA tem uma gama muito alargada de cursos. O IFA é a única escola em Portugal com cursos para piloto em Airbus A320, Boeing 737, Boeing 757, Boeing 767, Boeing 777 (triple seven) e ATR 42/72, as chamadas qualificações tipo. Para além destes tem também na sua oferta o curso de Piloto de Linha Aérea, Piloto Privado de Aviões e Assistente de Bordo. Todos estes cursos estão devidamente certificados pela ANAC a Autoridade Nacional da Aviação Civil.

O aluno do curso de Piloto de Linha Aérea do IFA tem duas fases de aprendizagem. A primeira é teórica, dura 8 meses. São 6 horas de aulas por dia e 14 cadeiras para completar, numa formação creditada a nível europeu e idêntica ao que é lecionado nos outros países. Só depois da teoria vem a prática. A parte de voo é aquela pela qual todos os alunos anseiam, onde o aluno começa a sentir o avião e a perceber as reações deste aos seus “inputs”. Para além do voo a utilização do simulador é também uma realidade. O simulador de voo é uma mais valia muito grande para o treino na medida em que se podem fazer manobras e emergências que não se podem reproduzir em avião pela perigosidade das mesmas. O simulador prepara também o aluno piloto para o meio profissional em que se vai inserir uma vez que em companhia aérea terá que passar por estes simuladores duas vezes por ano para treino de emergências e falhas de sistemas. Na última fase do curso o aluno é ensinado a voar fazendo equipa com outro piloto porque é esse o formato que vai encontrar quando for piloto numa companhia. Nesta fase aprende também a distribuição de tarefas entre os elementos de um cockpit bem como a constante monitorização dos sistemas do avião.



O fim do curso

As perspetivas de carreira são ótimas e a necessidade de pilotos deverá ainda durar muitos anos ou décadas. Segundo Luis Giraldes, “uma vez terminado o curso o aluno será contactado por várias companhias aéreas. O normal é que seja rapidamente admitido como co-piloto de uma destas companhias europeias uma vez que a sua licença, embora seja emitida em Portugal, é válida em qualquer país da europa”.  Os co-pilotos recebem um salário de aproximadamente 3 mil euros logo no início da sua carreira. Um comandante depois de alguns anos de experiência ganha facilmente 150 mil euros por ano.

As exigências do mundo aeronáutico são grandes e é por isso que o IFA tem um processo de seleção exigente onde seleciona apenas aqueles que têm todas os requisitos necessários ao seu desenvolvimento como piloto. São aferidas as capacidades físicas, os conhecimentos de Inglês e também os conhecimentos de física e matemática necessários à profissão.

Fazer uma formação no IFA é também um investimento considerável, cerca de 60 a 70 mil euros por curso. No entanto dada a empregabilidade e as condições de trabalho a seguir à formação, este é um valor que o aluno recupera com alguma facilidade. O IFA em conjunto com algumas instituições financeiras, desenvolveu também algumas soluções de crédito adaptadas às necessidades dos alunos. É frequente inclusivamente que o aluno piloto só comece a pagar as prestações do crédito dois anos depois de começar o curso ou seja, na maior parte dos casos, coincidente com a admissão numa companhia aérea.

Instalações

O IFA está situado no Aeródromo Municipal de Tires em Cascais a apenas 20 quilómetros de Lisboa. Tem espaço de hangar dentro do aeródromo e escritórios e salas de aula na parte exterior do mesmo. Esta localização não deixa de ser a melhor localização possível para estudantes portugueses e estrangeiros na medida em que está perto do Aeroporto de Lisboa, e de todo o conforto, vida social e académica que oferece uma grande área metropolitana.

Datas dos próximos Cursos

Neste momento está a decorrer um curso de Piloto de Linha Aérea e no dia 10 de Setembro terá inicio um novo curso para esta categoria de pilotos. O próximo curso de Tripulante de Cabine está também marcado para o dia 10 de Setembro. Existem também turmas para frequência em horário pós-laboral.



Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos tripulantes da TACV/Cabo Verde Airlines afetará apenas os voos internacionais

A TACV Cabo Verde Airlines informou nesta quarta-feira, dia...

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...