A nave espacial ‘SpaceShipTwo’, da Virgin Galactic, explodiu hoje durante um voo de testes sobre o Deserto de Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
O aparelho que normalmente transporta dois pilotos, foi colocado no topo de uma aeronave maior, conhecida como ‘WhiteKnightTwo’ e, como habitualmente, disparada por um foguete para um teste de motores. Era o 35º voo de ensaio. Contudo tratava-se do primeiro teste da eficácia dos motores. O que aconteceu com a tripulação não foi revelado imediatamente.
“A SpaceShipTwo sofreu uma anomalia em voo. Um comunicado e informações adicionais serão divulgados em breve”, anunciou, sem dar maiores detalhes o promotor do projecto.
Embora a Virgin Galactic tenha imposto um blackout total, imagens da explosão já vieram a público, através da NBC que adquiriu as imagens a Kenneth Brown.
Imagem que está a ser divulgada no Twitter
De acordo com os responsáveis pelo Aeroporto do Deserto de Mojave há um piloto morto e um ferido grave, que não se sabe ainda se é o outro piloto ou outra pessoa em terra. Foi confirmado que os destroços do ‘SpaceShipTwo’ caíram numa zona a norte do Deserto de Mojave.
A Virgin Galactic, empresa do milionário Richard Branson, também principal accionista da Virgin Atlantic, confirmou a perda total da nave, sem mais comentários.
Foto : Twitter / NBC /Kenneth Brown