Spotters de Portugal cumpriram 9ª ‘Operação Estrelícia’ no Aeroporto da Madeira

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Votação Newsavia - Startup Madeira Innovation Awards 2016

A Associação Portugal Spotters levou uma comitiva de 13 spotters do Continente à ilha da Madeira, no nono encontro da ‘Operação Estrelícia’. Foram registadas centenas de imagens no passado dia 17 de outubro.

Como sempre, a Associação Portugal Spotters tem contado com a disponibilidade de spotters da ilha da Madeira, que numa segunda-feira de outubro se reúnem, primeiro dentro do perímetro do aeroporto, e depois nas rampas a norte da pista para contínuas sessões fotográficas.

Uma jornada de confraternização que já levou à ilha da Madeira dezenas de entusiastas do continente, que juntamente com outros colegas regionais e com o apoio dos Aeroportos da Madeira, têm desfrutado de um dia de convívio e entre muitos aviões, pois as segundas-feiras são, tradicionalmente, dias com grande movimento, nomeadamente de aviões que transportam turistas para a ilha.

Neste ano a jornada da ‘Operação Estrelícia’ foi realizada a 17 de Outubro, com uma manhã de chuva e uma tarde linda de sol, em que os visitantes puderam aproveitar dois ambientes e dois palcos diferentes. Primeiro na chuva na pista e depois com sol aberto, para boas panorâmicas e outros enquadramentos com as aeronaves a operarem a cerca de 50 metros de distância, nos caminhos paralelos à pista.

De Lisboa, através da iniciativa da Associação Portugal Spotters deslocaram-se Carlos Moreira (presidente), Guilhermino Pinto, Carlos Schmidt, José Dias, Renato Fonseca, Francisco Sousa, Alberto Pereira, Jorge Sousa, Acácio Jorge, Eduardo Cardoso, Leonardo Roque, José Saraiva e Canoa Casimiro. Na Madeira juntaram-se os locais Ricardo Marques, Daniel Freitas, Rui Sousa e os anfitriões da ‘Operação Estrelícia’ Miguel Nóbrega e Nelson Sousa, todos nomes bem conhecidos nos sites, blogues e páginas de Facebook dedicados à atividade dos caçadores de fotografias de aviões em Portugal.

O grupo contou ainda com a participação do comandante de linha aérea José Costa, spotter nas horas vagas, uma presença muito interessante e acarinhada, duma forma particular pelos esclarecimentos prestados ao longo do dia a este conjunto de entusiastas das matérias aeronáuticas.

op_estrelicia-fnc17out2016-carlosschmidt-900px

A ‘Operação Estrelícia’ começou com os voos da companhia britânica de baixo custo britânica EasyJet entre Lisboa e a Madeira, em 2007, e tem acontecido consecutivamente, em cada ano. No próximo, em 2017, serão assinalados os 10 anos do evento. Em perspectiva está uma celebração com um programa mais intenso que incluirá, provavelmente, uma noite de estada na Madeira.

A Região Autónoma está certamente agradecida pela promoção que este grupo tem feito, ao longo de uma década, e, também, pela divulgação que do Aeroporto Internacional da Madeira, nem sempre visto com bons olhos por aqueles que não entendem as suas especificidades e características. A pista está certificada para aviões comerciais de grande capacidade incluindo o Boeing 747-400. Em 15 de setembro de 2000, na data de inauguração da ampliação da pista para 2.781 metros de extensão, pousou na Madeira um Boeing 747-200. Fez parte do programa de celebrações do evento. Aviões de longo curso da TAP Portugal, por exemplo, escalam regularmente o aeroporto, em voos de e para Caracas.

 

  • Foto de entrada é da autoria de Guilhermino Pinto e da rampa, publicada no interior do texto, é do Carlos Schmidt

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...