A Star Alliance foi responsável por 25,3% do movimento de voos internacionais do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas, no Estado de São Paulo, no primeiro trimestre de 2015.
No período, as duas companhias membros que operam no local – TAP Portugal e Copa Airlines – totalizaram 248 pousos e descolagens de um total de 980.
Entre as alianças aéreas, a Star Alliance ocupa a liderança no movimento aéreo internacional, de acordo com o levantamento da empresa Aeroportos Brasil, que administra o aeroporto paulista. Em relação ao tráfego de passageiros no período, 29.111 viajaram pelas duas companhias membros da aliança, de um total de 141.865 viajantes, o que representa 20,5%.
“Ficamos muito satisfeitos com os resultados, já que o aeroporto de Campinas, além de possuir uma localização estratégica, é um dos terminais que mais cresce no país”, afirma Ian Gillespie, porta-voz da aliança no país. “Além da importância no movimento e no fluxo de passageiros, nossa preocupação é oferecer serviços de qualidade que tornem a permanência no local mais agradável, além de excelentes opções de conectividade para diversos destinos ao redor do mundo”, completa.
Segundo o executivo, a partir dos dois destinos internacionais (Lisboa e Panamá) atendidos pelas companhias membros em Viracopos, a Star Alliance disponibiliza 119 opções para Américas, Europa, África e Eurásia, partindo de Lisboa, e 117 rotas para as Américas e Europa, a partir do Panamá.
- A TAP Portugal realizou o primeiro voo Lisboa-Viracopos/Campinas a 3 de Julho de 2010. Esta imagem foi obtida nesse dia, vendo-se a tripulação do voo inaugural junto do avião que abriu a rota: o Airbus A330-200 CS-TOM ‘Vasco da Gama’.