Bem-vindo, !|Sair

Sterna Linhas Aéreas recebeu primeiro avião cargueiro


 

Chegou ao Brasil no início do corrente mês de novembro o primeiro avião da nova companhia de transporte de carga Sterna Linhas Aéreas, que tem sede social na cidade de Brasília, mas que deverá operar com base operacional no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, capital do Estado do Paraná.

O avião é um Airbus A30B4-203F, que já ostenta o registo brasileiro PR-STN (ex-N8345M). O aparelho, com o número de série 238 do fabricante, já operou em algumas companhias aéreas, tendo sido entregue em primeiro lugar, em 1985, como avião de passageiros à extinta companhia norte-americana Pan American. Transformado em avião cargueiro em 1999, esteve nos últimos tempos esteve ao serviço da DHL e da Transcarga International Airways, companhia de transporte de carga registada em Venezuela, baseada no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetia, que serve a cidade de Caracas.

A Sterna Linhas Aéreas é um projeto que foi iniciado há alguns anos no Estado do Paraná, sendo de iniciativa de um grupo empresarial espanhol. Já tinha solicitado autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) desde 2012 para operar no transporte aéreo de passageiros e de carga. Em Abril de 2013 a ANAC noticiou que tinha autorizado o início de atividade da Sterna, com sede em São José dos Pinhais, município onde se situa o Aeroporto Afonso Pena. Contudo, nunca iniciou a atividade. Desta vez chegou o avião e destina-se ao transporte de carga, se bem que não haja data prevista para o início de operações. No site da companhia os visitantes deparam-se com a frase: “Estamos chegando… Em breve”, que remete para um número de telefone de Brasília e um endereço na mesma cidade.

As notícias conhecidas através da imprensa brasileira também não apontam para uma data de início das operações de voo.

 

  • Foto: Davi Guelmann/Planespotters

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica