A STP Airways (STP), companhia de bandeira da República de São Tomé e Príncipe, vai retomar na próxima sexta-feira, dia 3 de julho, as ligações regulares diretas entre São Tomé e Príncipe e Portugal, com uma frequência semanal.
O serviço será realizado, como habitualmente, com equipamento da companhia portuguesa Euro Atlantic Airways (EAA), que é acionista e gestora da companhia nacional são-tomense, e com a qual voa também em regime de code-share.
Os voos partirão de Lisboa (8F507) pelas 06h00, estando a chegada a São Tomé prevista para as 10h50 locais. No regresso o voo 8F508 descola pelas 13h25 locais, com chegada à capital portuguesa pelas 20h35 locais.
Um comunicado da companhia são-tomense indica que os voos serão operados com aviões Boeing 767-300ER, tendo os passageiros direito a transportar duas malas de porão com 30 quilogramas cada, além de uma outra peça de bagagem de mão com cinco quilogramas de peso na cabina. A STP Airways recorda a importância que a retoma da sua linha regular tem, não só na movimentação de passageiros e turistas, como também no transporte de carga, nomeadamente de materiais específicos para o despiste do novo coronavírus e para o tratamento dos infetados com a covid-19.
Os passageiros dos voos STP, a partir dos quatro anos de idade, são obrigados a apresentar um teste que certifique que não estão infetados com a covid-19, realizado até 72 horas antes da partida, e ao uso de máscara cirúrgica no terminal de embarque do aeroporto e durante o voo, devendo possuir outras suplementares que lhes permita a mudança ao fim de quatro horas de utilização.
Após a chegada a São Tomé, os passageiros estão sujeitos a uma triagem térmica, que será efectuadas pelas autoridades sanitárias do país, com o apoio de técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS).