Bem-vindo, !|Sair

Subestações móveis de electricidade embarcam no Porto para a Argentina

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, anunciou na sua página de Facebook o embarque de equipamento industrial pesado num avião cargueiro Antonov 124, de fabrico ucraniano, que é um dos maiores do mundo neste segmento de negócio da aviação.

A imagem que publicamos e que foi distribuída pelo aeroporto nortenho anteontem, dia 1 de Dezembro, mostra o embarque da primeira de três subestações móveis de distribuição de energia, produzidas pela empresa portuguesa EFACEC, e que se destinam à cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.

Cada subestação móvel, refere o ‘post’ na página de Facebook, é composta por três veículos: um de alta tensão com 8,5 metros de comprimento, um de média com 9 metros e um transformador com 14,5 metros, totalizando o peso de 86 toneladas. No entanto, este tipo de avião tem capacidade para cargas mais pesadas até máximos de entre 120 a 150 toneladas.

O Antonov 124 é uma aeronave de transporte de cargas pesada. Começou a ser construído em território ucraniano há mais de 30 anos com fins militares, ainda no tempo da ex-União Soviética, com projeto de um engenheiro russo, o qual lhe deu o nome. Hoje existem cerca de 40 unidades distribuídas por algumas companhias de carga aérea. Não é um avião que se veja todos os dias nos aeroportos portugueses, mas é frequente a sua presença no Aeroporto Sá Carneiro, de onde partem os maiores volumes de carga aérea de Portugal, não só de zonas industriais do Norte de Portugal, mas também do Norte de Espanha.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica