Suécia aceita baixar juros no negócio dos Gripen NG – Contrato será assinado em Agosto

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os governos do Brasil e da Suécia já chegaram a acordo e irão finalizar nos próximos dias o contrato para a compra de 36 aviões caça-bombardeiros Gripen NG, fabricados pela empresa sueca Saab.

O acordo foi fechado nesta quarta-feira, dia 29 de Julho, em Brasília, depois de três dias de negociações, durante as quais o governo brasileiro insistiu na redução da taxa de juros do contrato. A taxa ficou em 2,19%, percentual que, segundo o ministro da Defesa, Jaques Wagner, é bom para ambos os países.

O ministro que falava aos jornalistas, no Mato Grosso do Sul, onde esteve em viagem de trabalho, esclareceu que o Brasil usou como argumento a queda da taxa de juros na Europa: “O Governo não poderia assinar em 2015 um contrato com a taxa de 2014”, disse Wagner, referindo-se à queda das taxas de juros na Europa. De acordo com o ministro, num prazo de 10 a 12 dias, o contrato será confirmado e cerca de 200 brasileiros irão à Suécia visando ao treinamento, já que o projeto envolve a transferência de tecnologia para indústrias do Brasil.

Segundo o Ministério da Defesa, com o fim das negociações, o contrato seguirá os trâmites legais para aprovação final no Senado Federal. O primeiro avião deve ser entregue pela Saab em 2019 e o último em 2024. O Governo brasileiro optou pela compra de 36 caças suecos Saab Gripen NG no final de 2013.

 

Projeto FX-2 remonta a 2001

O chamado Projeto FX-2, que inclui os caças, teve início em 2001. Aeronaves de três países disputaram o contrato com o Governo brasileiro. Além do Saab Gripen NG, o Boeing F-18E/F Super Hornet, dos Estados Unidos; e Dassault Rafale F3, da França; estavam na disputa. O modelo sueco substituirá os Mirage 2000, que serão aposentados este mês.

A transferência de tecnologia foi um dos fatores que levaram o Governo a optar pela compra de 36 caças da Suécia. O modelo NG (New Generation) é novo, derivado de versões anteriores do Gripen, e fez testes de voo apenas como protótipo. Para o Governo, isso é positivo, uma vez que a tecnologia transferida será “inédita para o setor aeroespacial”.

“Quando terminar o desenvolvimento, nós teremos propriedade intelectual desse avião, teremos acesso a tudo”, explicou em 2013 o comandante da Aeronaútica, brigadeiro Juniti Saito, que participou do anúncio da escolha pelos caças suecos.

O Gripen NG será utilizado em missões de defesa aérea, reconhecimento no ar e ataques no solo e no mar. Um dos requisitos apontados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a escolha do modelo foi a tecnologia de ponta, com sensores avançados e fusão de dados.

O contrato contempla ainda treinamento de pilotos e mecânicos, aquisição de simuladores de voo e logística inicial. Ao anunciar a compra, o então ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a escolha foi objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Aeroporto Internacional de Maputo instala portões eletrónicos para travar criminalidade transfronteiriça

O ministro do Interior de Moçambique (MINT), Pascoal Ronda,...

Aeroportos explorados pela Infraero Brasil com grande movimentação no feriado prolongado

Os 13 aeroportos regionais operados pela Infraero Brasil com...

Embraer vence prestigiado prémio internacional de excelência empresarial

A Embraer venceu a 6ª edição do Global KAIZENTM...