Super Tucano da ‘Esquadrilha da Fumaça’ cai em São Paulo – Tripulantes ilesos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião militar monomotor A-29 Super Tucano da ‘Esquadrilha da Fumaça’, esquadrilha acrobática da Força Aérea Brasileira, caiu na tarde desta quarta-feira, dia 27 de abril, em Pirassununga, no Estado de São Paulo, num terreno desabitado que integra o perímetro de servidão militar da Academia da Força Aérea.

Segundo as estações de televisão e outros meios de comunicação social brasileiros, o avião, que levava a bordo um piloto e um mecânico, apresentou problemas técnicos logo após a descolagem. Os dois tripulantes estavam tentando voltar para o aeroporto de descolagem, mas perante o agravar da situação decidiram ejetar-se e aterraram normalmente com os seus pára-quedas de salvamento armados. Foram resgatados por um helicóptero da equipa de resgate da AFA, segundo um comunicado oficial do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer). Os dois tripulantes foram levados a um hospital para avaliação do seu estado de saúde, sabendo-se de antemão que não se queixavam de quaisquer traumatismos ou ferimentos.

Uma equipa de investigação da Força Aérea Brasileira deslocou-se para o local onde caiu o avião, que ardeu e ficou completamente destruído.

O A-29 Super Tucano, avião de assinalável performance militar e acrobática, é fabricado no Brasil pela Embraer, e está hoje ao serviço de diversas forças aéreas internacionais, sendo também usado para a formação de pilotos de caça e no patrulhamento das fronteiras do Brasil.

 

Comunicado do Comando da Aeronáutica sobre o acidente 

“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da FAB, acidentou-se nesta quarta-feira, por volta das 14h15, em área desabitada no interior da AFA, em Pirassununga(SP).

Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência”.

 

  • A imagem de abertura foi obtida durante uma exibição da ‘Esquadrilha da Fumaça’. Foto © Tenente Marcus Lemos / Forca Aérea Brasileira

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...