Enviada por um dos nossos leitores, eis um vídeo espetacular de uma aterragem feita pelo EADS CASA C-295M da Força Aérea Brasileira, (mais conhecidos como C-105A Amazonas), num pequeno campo de terra.
A nossa redação não conseguiu apurar a origem do vídeo nem quando foi publicada, mas consideramos que valeria a pena partilha-lo com os nossos leitores, num momento que mostra todas as potencialidades e robustez desde aviões da construtora europeia.
Geralmente estes voos são feitos em exercícios ou para reabastecer zonas remotas do Brasil, um trabalho meritório e fulcral que a Força Aerea Brasileira realiza.
Sempre que possível (dependendo da orografia e meteorologia) a aproximação deverá ser feita nos mínimos em termos de velocidade e configurado para full-flaps. A tripulação evita assim usar o reverse dos motores durante muito tempo no auxilio da brecagem para minimizar a ingestão de poeira.
Neste vídeo conseguimos ver a entrada do reverse nos motores durante a brecagem, que provoca uma expulsão de ar e poeira para a frente da aeronave. Assim que possível e, depois de garantida a perda de velocidade em segurança, o reverse é desligado de imediato para poupança do motor e das laminas da hélice contra o arremesso de pequenas pedras e poeira.