TAAG vai retomar neste ano os voos de Luanda para a cidade do Porto

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Ricardo Abreu, ministro dos Transportes da República de Angola, considera que Portugal continua a ser um destino importante para a companhia aérea estatal TAAG, que tem estado também à procura de outros mercados, e admitiu um regresso ao Aeroporto do Porto, no norte de Portugal, ainda este ano.

O governante angolano responde, de alguma forma, ao lançamento dos voos diretos da TAP Air Portugal, desde a ‘Cidade Invicta’ (como é conhecida a cidade nortenha), para Luanda.

Em entrevista à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’, Ricardo Abreu salientou ainda que haverá capitalização adicional com suporte do Governo para a transportadora aérea, mas escusou-se a definir prazos para cumprir a anunciada privatização da empresa.

“Portugal continua a ser o nosso principal destino, a rota do Porto foi regularmente constituída pela TAAG, quem descobre a rota do Porto foi a TAAG”, disse, questionado sobre a intenção de retomar esta rota, seguindo a decisão recente da congénere portuguesa TAP (LINK notícia relacionada).

“Não quer dizer que a TAAG não regresse ao Porto como sempre lá esteve, vamos fazer o Porto talvez num formato diferente do da TAP e vamos ver então como é que as duas companhias aéreas concorrem numa mesma rota como acontece hoje com Lisboa”, disse o governante angolano, remetendo para a administração da empresa o anúncio sobre esta decisão.

No entanto, admitiu que os voos para a segunda maior cidade portuguesa devem ser retomados ainda este ano: “Em princípio, sim”. A TAAG decidiu em 2022 que os seus passageiros para o Porto teriam transporte garantido através do hub da Iberia, em Madrid. Por via de uma parceria de code-share assinada entre a TAAG e a Iberia, os voos regulares da companhia angolana entre Luanda e Madrid, que começaram a meio do ano passado, deixam os passageiros para o norte de Portugal na capital espanhola, onde seguem pouco tempo depois num voo da Iberia para o Porto. A entrada da TAP com a rota direta torna a ligação mais rápida, sem o incómodo da escala na capital espanhola.

Ricardo Abreu sublinhou na entrevista à ‘Lusa’ que a TAAG está também a “buscar outras geografias” porque é importante a diversificação das rotas e novos destinos para angariar mais passageiros e carga.

 

TAAG tem maior estabilidade laboral do que antes da pandemia, garante o ministro

Sobre a conflitualidade laboral que a companhia enfrentou em meses anteriores, relacionada com o plano de reestruturação da companhia, o ministro Ricardo Abreu assinalou que estão a ser implementados os acordos estabelecidos com os diferentes sindicatos, que estão em curso, havendo hoje maior estabilidade interna o que permite ir recuperando os níveis operacionais que existiam antes da pandemia.

“Já estamos a conseguir atingir níveis anteriores aos da pandemia, em 2019. Tivemos uma redução significativa dos custos operacionais e um nível de recuperação em termos de operação assinalável”, tendo atingido os níveis pré-pandemia no que respeita aos voos domésticos.

Segundo o responsável dos Transportes, este procedimento de capitalização e saneamento financeiro não será feito exclusivamente através da injeção de capital, mas envolve “um exercício que decorre de compensações contabilísticas e fiscais” com outras entidades e empresas públicas.

Parte desta injeção de capital será direcionada para apoiar a compra de aeronaves, que “não será feita de forma tradicional, parte será aquisição própria e outra em contratos de leasing com os fabricantes”.

Quanto à privatização, tudo está ainda por definir, já que para o governo não é uma prioridade. “Pareceu-nos que era mais importante garantir a estabilização do processo de reestruturação, para que a companhia atingisse o seu justo valor e então mergulhar na preparação do processo de privatização”.

 

  • Foto de abertura © Tony Mangueira Fernandes

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Airbus Atlantic vai contratar neste ano mais 50 técnicos para a unidade do norte de Portugal

A Airbus Atlantic Portugal vai contratar mais 50 colaboradores...

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...

Sindicatos criticam proposta da OGMA – Trabalhadores reúnem-se em plenário

Três sindicatos voltaram a criticar, em véspera de plenário...

LAM já pode transportar carga aérea de Moçambique para Lisboa

A Confederação das Associações Empresariais de Moçambique (CTA) diz...