TACV quer retomar neste mês os voos regulares entre a Cidade da Praia e Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A presidente do conselho de administração da TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde, Sara Pires, anunciou nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, que a transportadora aérea nacional volta a voar ainda este mês, sendo Lisboa (Portugal) o destino desta retoma com um aparelho Boeing 757-200.

Segundo aquela responsável, neste momento, a Cabo Verde Airlines já está certificada pela Agência de Aviação Civil (AAC), pelo que está autorizada a retomar os voos.

Sara Pires reconheceu que a recuperação do certificado de operador aéreo foi fruto de um “árduo trabalho” encetado pelos técnicos da TACV e da AAC.

Em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV), Sara Pires garantiu que, inicialmente, a TACV vai operar com um aparelho em regime de ACMI, o que significa que o proprietário do avião garante a tripulação, a manutenção e o seguro da aeronave.

Em março de 2022, a TACV prevê operar com um aparelho em que toda a tripulação é cabo-verdiana.

A responsável pela companhia cabo-verdiana disse ainda que a TACV pode vir a optar por um outro aparelho da Boeing, tendo em conta, que o Boeing 757-200 já está “obsoleto”, em termos dos custos operacionais.

“Estamos a trabalhar para que os cabo-verdianos possam ter uma prenda ainda neste mês de dezembro”, prometeu Sara Pires sem precisar se esta prenda será antes do Natal.

Os voos, segundo Sara Pires, vão ser retomados a partir da Cidade da Praia e, gradualmente, serão alargados para outros destinos.

Em Março de 2019, o Estado de Cabo Verde vendeu 51% da TACV por 1,3 milhões de euros à Lofleidir Cabo Verde, empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF (grupo Icelandair, que ficou com 36% da CVA) e em 30% por empresários islandeses com experiência no sector da aviação (que assumiram os restantes 15% da quota de 51% privatizada).

Entretanto, no início do mês de Julho deste ano a TACV adquiriu o nome comercial de Cabo Verde Airlines (CVA), voltou ao controlo do Estado por decisão do governo e em meados de Agosto a assembleia-geral elegeu o novo conselho de administração, liderado por Sara Pires.

 

  • Informação publicada pela INFORPRESS – Agência Cabo-verdiana de Notícias

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...