A companhia aérea TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde informou nesta quinta-feira, dia 6 de janeiro, que vai retomar, a partir do próximo dia 3 de fevereiro, os voos diretos entre o Aeroporto Internacional Cesária Évora, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Será um voo semanal, que sairá às quintas-feiras, e que tem regresso previsto da capital portuguesa, no dia seguinte.
A companhia assegura que, conforme o plano de retoma, irá gradualmente introduzir mais voos com base na evolução da pandemia da covid-19 e na recuperação dos mercados emissores.
A TACV retomou as suas operações no passado dia 27 de dezembro de 2021 com duas frequências semanais, às segundas e sextas-feiras, entre a Cidade da Praia (ilha de Santiago) e Lisboa.
O plano de retoma e estabilização da TACV para o período 2022/23, aprovado por unanimidade na recente Assembleia-geral de acionistas, prevê voos para Boston, Paris e Brasil e a aquisição, até 2023, de três aviões em regime de leasing operacional.
Neste momento, a empresa está a operar com uma aeronave Boeing 757-200 (na imagem de abertura), fretada à companhia espanhola ‘Privilege Style’, com tripulação estrangeira, dado a TACV não dispor ainda de tripulações devidamente certificadas para a realização dos voos devido ao longo período de 19 meses de paragem.