TAM e GOL perderam quase 800 mil passageiros em Novembro

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAM e a GOL, as duas maiores companhias aéreas brasileiras, perderam cerca de 793 mil passageiros em voos domésticos só no mês de Novembro, de acordo com os seus balanços de tráfego, que indicam quedas de 12,7% na primeira e 13,2% na segunda.

A GOL, maior companhia aérea em número de passageiros em voos domésticos no Brasil, teve um total de 2,808 milhões neste mês de Novembro, -13,2% ou menos 429 mil que no mês homólogo de 2014.

A TAM, subsidiária brasileira do grupo LATAM, teve uma queda em 12,7% ou 364 mil, para 2,506 milhões.

O balanço publicado pelo LATAM, que em relação à TAM apenas mostra a evolução no mercado doméstico, indica que em Novembro fez uma redução de capacidade em ASK (lugares x quilómetros voados) em 9,6%, mas ainda assim a taxa média de ocupação dos voos baixou 2,1 pontos, para 81,3%, porque a queda do tráfego (em RPK = passageiros x quilómetros voados) atingiu 11,9%.

Um quadro semelhante verificou-se na GOL, para a qual a redução da capacidade em 3,4% também foi insuficiente para a queda do tráfego, que atingiu 10,9%, pelo que a taxa de ocupação dos voos caiu 6,3 pontos, para 73,6%.

Os dados de tráfego GOL mostram, adicionalmente, que ao contrário do que se passava há alguns meses, em que a retracção do mercado doméstico era, pelo menos parcialmente, compensada por um bom andamento dos voos internacionais, em Novembro também este segmento teve queda de tráfego em 11,1%, mas neste caso inferior à redução da capacidade (-12%), pelo que a taxa de ocupação melhorou 0,7 pontos, para 69,9%.

No caso da TAM, os dados divulgados pelo LATAM não permitem ver qual a sua evolução em voos internacionais, pois apresentam a evolução conjunta dos voos regionais e intercontinentais das suas duas companhias, TAM e LAN, as quais tiveram um crescimento do tráfego nesse segmento em 9,9%, mas ficaram aquém do aumento de capacidade em 11%, pelo que a taxa de ocupação baixou 0,8 pontos, para 83,6%.

 

  • Texto publicado pelo ‘PressTUR’, parceiro editorial do ‘NewsAvia’ em Portugal

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado