TAP Air Portugal realiza voo de repatriamento de Cabo Verde

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Air Portugal realizou neste domingo, dia 3 de maio, um voo de repatriamento, que foi organizado pelo Governo Português, que trouxe de regresso à Europa, cerca de 200 cidadãos, a maioria portugueses, que estavam retidos em Cabo Verde, desde que o Governo nacional decidiu fechar os aeroportos do arquipélago aos voos comerciais internacionais.

O avião Airbus A321neo LR, matrícula CS-TJP, escalou as ilhas de São Vicente e de Santiago, tendo aterrado depois em Lisboa pelas 19h10 locais.

O embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz, que esteve no Aeroporto Internacional da Praia, na ilha de Santiago, onde embarcaram cerca de 150 passageiros, essencialmente de nacionalidade portuguesa, juntando-se a outros 50 que entraram antes na ilha de São Vicente.

Em declarações aos jornalistas, o diplomata explicou que a seleção dos passageiros que viajaram neste voo, organizado com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, foi feita com base nos pedidos de repatriamento recebidos na secção consular portuguesa na Cidade da Praia.

 

Passageiros pagaram 388 euros à TAP para regressar a Portugal

“As pessoas têm que pagar, embora o valor seja bastante razoável. Ainda agora estive a ver aqui um voo que vai ser organizado por outro país europeu e posso dizer que custa três vezes mais caro [do que o de hoje]. No fundo, são as despesas de mandar cá o avião, as despesas relacionadas com a operacionalização do voo. 388 euros, foi esse o valor que nos foi dado pela TAP”, disse o embaixador António Albuquerque Moniz.

Acrescentou que neste “voo de repatriamento” a prioridade foi dada a pessoas com crianças e a idosos, por pertencerem a grupos de risco, e que foram incluídos passageiros com voos anteriores, cancelados.

Além deste voo da TAP, o primeiro autorizado pelo Governo de Cabo Verde nas últimas semanas, está previsto outro, para 5 de maio, neste caso com destino ao Luxemburgo.

Desde 19 de março que Cabo Verde está fechado a voos do exterior, por decisão do Governo, para conter a pandemia de covid-19, prevendo apenas a autorização para voos de repatriamento.

 

TAP marca para 18 de maio a retoma dos voos regulares para a Praia

Para já, o embaixador de Portugal em Cabo Verde não se compromete com novos voos de repatriamento, apontando mesmo que a TAP perspetiva retomar as ligações à Praia a partir de 18 de maio – ainda dependente da decisão do Governo cabo-verdiano de levantar a interdição a voos internacionais –, numa altura em que a Praia está em fase de transmissão comunitária da doença, presente em 20 bairros da capital, com mais de cem casos.

“A TAP já está a prever voos a partir do dia 18 [de maio] daqui da Praia, não faz sentido estarmos agora a organizar outro voo, quando não temos pessoas suficientes. Porque agora, com este voo, quase toda a gente que esperava na Praia e em São Vicente sairá”, garantiu.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...