A TAP Air Portugal suspendeu nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, o voo regular TP173, entre os aeroportos Humberto Delgado/Lisboa e Simón Bolívar/Maiquetia, que serve a cidade de Caracas, capital da Venezuela, na sequência da proibição imposta pelas autoridades venezuelanas.
Na segunda-feira, dia 17, quando o governo de Caracas anunciou a suspensão dos voos da companhia portuguesa por 90 dias (LINK notícia relacionada), a empresa distribuiu uma nota à imprensa em que disse que não compreendia “as razões desta suspensão (…), uma vez que cumpre todos os requisitos legais e de segurança exigidos pelas autoridades de ambos os países” e reconheceu que se trata de “uma medida gravosa que prejudica os nossos passageiros, não tendo a companhia sequer tido hipótese de exercer o contraditório”.
Dando cumprimento à legislação em vigor, a TAP anunciou que os passageiros com destino a Caracas serão transportados através de outras companhias aéreas. A TAP diz que está a avaliar soluções para os milhares de passageiros que têm reservas nos voos seguintes, alguns deles com passageiros de regresso a Caracas, pagas desde há algum tempo.
A TAP Air Portugal voa presentemente duas vezes por semana (terças e sábados) para Caracas, sendo os voos operados pela Euro Atlantic Airways desde setembro de 2017.
A TAP tem ligações regulares para Caracas desde abril de 1976. Na Venezuela vive uma grande comunidade portuguesa e galega (Norte de Espanha). No passado a companhia portuguesa chegou a ter voos diários para Caracas, alternado os aeroportos de partida em Portugal – Lisboa, Porto e Madeira.