A TAP Air Portugal está entre as 25 companhias aéreas mais seguras do mundo no ranking do ‘AirlineRatings.com’, liderado pela companhia Air New Zealand, da Nova Zelândia, mas caindo este ano para 17.º lugar.
A organização, com sede na Austrália, e escritórios em Wasington (EUA) e Londres (Reino Unido), atribui ratings às companhias aéreas, tendo especial predominância nos países anglófonos. Este ano o TOP25 da ‘AirlineRatings.com’ inclui a TAP em sexto lugar, tal como em 2023, com uma classificação de sete estrelas, em sete possíveis, na categoria de segurança.
A tabela é liderada pela Air New Zealand, com a australiana Qantas (em primeiro em 2023) e a Virgin Australia a completarem o pódio.
Já a Finnair é a primeira companhia europeia, seguida da British Airways, da TAP Air Portugal, Grupo Lufthansa e da Air France-KLM.
Criado em 2013, o ‘AirlineRatings.com’ classifica a segurança e produtos a bordo de 385 companhias aéreas.
Para esta classificação, são considerados os acidentes ocorridos nos últimos cinco anos, incidentes sérios nos últimos dois anos, auditorias das autoridades de aviação e governamentais, a idade das frotas e o treino de tripulações.
No segmento de baixo custo, com uma classificação separada, a companhia aérea mais segura para 2024 é a australiana Jetstar (subsdiária da Qantas), entre as 20 avaliadas, seguindo-se a britânica EasyJet e a irlandesa Ryanair.