Bem-vindo, !|Sair

TAP devolve Airbus A330-200 à Azul Linhas Aéreas Brasileiras

O avião Airbus A330-200, atual matrícula CS-TOS, ao serviço da TAP Air Portugal, viajou neste sábado, dia 21 de outubro, de Lisboa para o Aeroporto Internacional de Confins, na cidade de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, onde a companhia AZUL Linhas Aéreas Brasileiras tem a sua principal base operacional e oficinas de manutenção.

A aeronave seguiu sem passageiros, apenas com carga, pois vai ser entregue à companhia brasileira depois de ter estado 16 meses ao serviço da TAP. Faz parte do lote de dois aviões A330-200 que a TAP tinha alugado à sua congénere e associada brasileira para fazer face à reabertura de novas rotas de Portugal para os Estados Unidos da América. O segundo avião, registado com a matrícula CS-TOT (PR-AIX no registo brasileiro) já tinha regressado ao Brasil no Verão passado.

O CS-TOS (que deverá retomar a matrícula PR-AIY) tinha chegado a Lisboa no dia 11 de maio de 2016, já pintado com as cores da TAP. Fez o seu primeiro voo ao serviço da transportadora aérea portuguesa, precisamente no voo de retoma da linha internacional de Lisboa para Boston, nos Estados Unidos da América, no dia 11 de junho.

Os dois aviões Airbus A330-200 alugados à Azul vieram por um determinado período para a TAP. Inicialmente falou-se de que estariam alugados até 2018/2019, uma data que nunca foi confirmada oficialmente, já que a versão dos responsáveis pela companhia é de que os dois aparelhos estariam em Portugal o tempo suficiente até à chegada de outras aeronaves que pudessem reforçar a frota de longo curso. Isso aconteceu na realidade com a chegada, neste ano, de quatro aviões Airbus A330-300 (ex-Singapore Airlines) que estão já integrados desde este Verão.

Em serviço há cerca de 17 anos, o A330-200 que regressa ao Brasil neste sábado, dia 21 de outubro, voou primeiro ao serviço da Emirates (A6-EAB) e depois na Virgin Blue Airlines/Virgin Australia (VH-XFA) antes de entrar na frota da brasileira Azul em novembro de 2014.

Este avião tem uma configuração totalmente nova, adaptada e modernizada para o novo padrão de serviço da Azul, estreada no final de 2015.

  • Na imagem que publicamos vemos o A330-200 da Azul que esteve ao serviço da TAP fotografado no dia 11 de maio de 2016, no Aeroporto Internacional de Lisboa, após a sua chegada a Portugal. Foto © José Arrais

 

Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica