TAP eleita a mais segura da Europa e a quinta do mundo no ranking da ‘AirlineRatings’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Air Portugal integra a lista das 10 companhias aéreas mais seguras do mundo, sendo a primeira na Europa e a quinta a nível mundial, na classificação atribuída pelo site ‘AirlineRatings’ para este ano de 2022.

A notícia distribuída pela TAP, em Lisboa, cita a lista distribuída neste início de ano pela publicação especializada, que se dedica a avaliar companhias aéreas de todo o mundo, tendo em consideração critérios como: acidentes em cinco anos; registo de incidente sério ao longo de dois anos; auditorias de órgãos governamentais e da indústria da aviação; auditorias governamentais; iniciativas de segurança líderes da indústria; idade da frota, e protocolos de segurança contra a covid-19.

“Esta distinção honra-nos muito. Continuaremos a posicionar implacavelmente a segurança como prioridade máxima”, afirma a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener.

Geoffrey Thomas, editor-chefe da ‘AirlineRatings.com’, considera que “a TAP Air Portugal tem um excelente histórico de segurança e isso não é surpreendente, pois manteve a sua frota jovem e sempre procurou as melhores aeronaves e foi uma das primeiras a adotar grandes avanços em segurança. O seu registo de incidentes nos últimos dois anos tem sido um dos melhores e a companhia aérea não sofreu uma fatalidade na era moderna.

“A TAP Portugal tornou-se uma referência em segurança aérea e os seus protocolos anti-covid são líderes da indústria”, conclui.

Gonçalo Nápoles, diretor de segurança da TAP, destaca o elevado compromisso ao longo de vários anos de todos os colaboradores que tornou possível alcançar este reconhecimento.

O responsável sublinha que esta distinção “representa a o nível de compromisso com a segurança ao longo de anos, a excelência operacional conseguida pelo trabalho de todos e é a prova de que o trabalho de gestão de risco pode ser feito em consonância com a estratégia e as necessidades de transformação da empresa”.

 

Lançado em 2013, o ‘AirlineRatings’ avalia os padrões de segurança e de produto de mais de 400 companhias aéreas, usando um sistema de estrelas, que atribui de acordo com a idade da frota, o histórico de acidentes e com parâmetros de segurança definidos pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo, no que diz respeito à certificação IOSA, pela ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) e pela FAA (Autoridade Federal de Aviação) dos Estados Unidos da América, cujas resoluções e recomendações são, de uma maneira geral, assumidas pela maioria das entidades nacionais reguladoras da aviação em todo o mundo.

Em vez de apenas considerarem todos os incidentes e avaliar uma companhia aérea como fazem algumas agências de classificação, os editores da ‘AirlineRatings.com’ olham também para os incidentes graves e avaliam todas as dimensões para aferir se estão apenas ligados à companhia aérea ou a outros fatores relacionados com o fabricante da aeronave ou questões de ATC (controlo aéreo). “É fundamental entender por que o incidente ocorreu e como a tripulação reagiu”, explica Geoffrey Thomas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...