TAP retoma voo direto Lisboa-Porto Santo no Inverno

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Portugal já tem à venda o voo TP1731 entre Lisboa e a ilha do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, para o período de Inverno IATA 2015-2016.

A ligação da capital portuguesa será feita em voo direto aos sábados (saída de Lisboa pelas 14h30 e chegada ao Porto Santo pelas 16h10), mas no regresso o avião fará uma escala no Aeroporto Internacional da Madeira.

A TAP retoma assim o voo direto Lisboa-Porto Santo que no Inverno passado esteve suspenso por falta de procura. A decisão da companhia portuguesa no ano passado provocou grandes protestos na ilha do arquipélago da Madeira, mas a verdade é que a perspectiva de reservas para essa ligação entre Outubro de 2014 e Abril de 2015 era de algumas poucas dezenas de pessoas por voo. A opção foi utilizarem os voos da Aero Vip entre as duas ilhas e obterem a ligação no Aeroporto da Madeira (ou vice-versa), o que tornava a ligação muito mais demorada e o custo do bilhete extremamente caro.

Há a agravar o fato da Aero Vip, que assegura as ligações entre as duas ilhas, em regime de concessão de serviço público, não ter os seus voos nos sistemas GDS das agências de viagens e não haver acordos com outras companhias aéreas, o que obriga a que as reservas sejam feitas de forma independente através do website da companhia, e nos voos de última hora directamente no balcão dos aeroportos, estes com preços considerados desajustados ao trajeto de cerca de 15 minutos de tempo de viagem. Uma pesq      uisa feita no site da TAP nesta terça-feira, dia 4 de Agosto, disponibiliza voos para Novembro a cerca de 156 euros (ida e volta).

O voo de regresso da TAP Porto Santo-Madeira-Lisboa, aos sábados, garantirá a venda de bilhetes corridos, se bem que tenha o incómodo da escala na ilha da Madeira. Mas será naturalmente uma situação melhor que a do último Inverno 2014-2015.

De notar que embora os voos já estejam a ser vendidos, e não obstante o fato da programação da TAP para o próximo Inverno ter retomado este trajeto, isso não significa uma garantia total, pois toda a rede de rotas da companhia aérea portuguesa, entre velhas (as que foram suspensas nos últimos meses), actuais e novas, deverá ser avaliada no final do mês de Agosto, logo que se estejam completamente dissipadas as dúvidas legais sobre a privatização dos 61% do capital da companhia que foi adquirido pelo consórcio ‘Atlantic Gateway’, dos empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman.

Só depois de estar tudo legalizado, em termos das autorizações das entidades europeias, cujos processos decorrem, é que a nova Administração da TAP, que continuará liderada por Fernando Pinto, irá adaptar a rede às prioridades anunciadas pelos novos donos maioritários e até mesmo criar condições para novas interligações com a rede da Azul no Brasil e os seus hubs nos Estados Unidos da América, além de ter em conta a anunciada vinda da Azul para a Europa, um projecto anunciado por Neeleman para 2017, mas que poderá adiantar-se, face à sua entrada na TAP e as sinergias resultantes desta parceria.

 

  • Imagem: Airbus A320 da TAP no Aeroporto da ilha do Porto Santo. Foto de Vítor Menezes – http://portosantoplanes.blogspot.pt

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...