O ´Diário da República’ desta quarta-feira, dia 15 de julho, publica um aviso (nº 7821/2015) da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), ex-INAC, em que torna público que a TAP Portugal requereu autorização para voar as rotas Lisboa-Nova Deli-Lisboa e Lisboa-Bombaim-Lisboa, ambas com escala, na ida e no regresso, num aeroporto intermédio não definido. Trata-se de duas cidades na República da Índia, um dos países asiáticos com maior nível de desenvolvimento nos últimos anos e com uma importante colónia de residentes em Portugal.
“Dado que se trata de duas rotas com direitos de tráfego limitados, aqueles que manifestem um interesse legítimo em explorar estas rotas devem, dento do prazo de 10 dias úteis a contar da data da publicação deste aviso, pronunciar -se sobre a mesma ou apresentar requerimento nos termos do artigo 5.º do referido decreto-lei n.º 116/2012, de 29 de maio”, refere o aviso da ANAC que tem data de 3 de Julho passado.
Este anúncio surge depois da companhia portuguesa ter solicitado autorizações para voar para Adis Abeba, capital da Etiópia, na África de Leste, numa zona geográfica conhecida pelo ‘Corno de África’, e para Lima, capital do Perú, país litoral da América Latina, que tem fronteiras com o Equador, Brasil, Colômbia e Chile. (LINK nossa notícia anterior)
Todas estas autorizações estão em processo de recolha de informações e sujeitas à aprovação da autoridade nacional.
- Foto: Airbus A340-300 da TAP Portugal no Aeroporto de Lisboa – Foto: João Serra.