TAP transporta mais passageiros e melhora ocupação dos aviões

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Portugal alcançou um crescimento médio do tráfego (em passageiros x quilómetros voados, RPK) de 8,5% nos primeiros dez meses deste ano, com o qual melhorou a taxa média de ocupação dos voos em dois pontos percentuais ou 2,6%, para 82,2%.

No mês de Outubro, em que no dia 30 a sua operação foi afectada por uma greve dos tripulantes de cabina convocada pelo SNPVAC, a TAP teve um crescimento do tráfego em 7,3%, mas a taxa de ocupação, pela primeira vez este ano, foi inferior à do mês homólogo de 2013, em 0,4 pontos, situando-se ainda assim acima dos 80%, em 81,6%.

Em número de passageiros, a TAP somou quase 9,9 milhões de Janeiro a Outubro, +8,5% ou mais cerca de 770 mil que no período homólogo de 2013, com o aumento no mês de Outubro a ser de 8,2% ou aproximadamente 79 mil, para cerca de 1,04 milhões.

Outubro foi, desta forma, o quinto mês consecutivo em que a TAP teve mais de um milhão de passageiros, um ciclo iniciado em Junho, com 1,03 milhões, a que se seguiram 1,18 milhões em Julho, 1,2 milhões em Agosto e 1,04 milhões em Setembro.

Em taxa de ocupação dos voos, um dos indicadores mais escrutinados no sector da aviação, a TAP mantém valores superiores a 80% desde Abril, mês em que atingiu 84,6%, com uma subida de sete pontos que reflecte o efeito favorável de se comparar com um Abril sem Páscoa em 2013.

As taxas mais elevadas deste ano foram, porém, as registadas em Agosto e Setembro, apesar de terem sido os meses em que mais aumentou a capacidade, respectivamente em 9,8% e em 12,4%, mas que o mercado não só absorveu totalmente os aumentos como ainda permitiu ganhos de ocupação de 0,4 pontos, para 85,1%, e de 1,3 pontos, para 86,7%.

 

  • Notícia publicada pelo portal de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’ parceiro editorial do NewsAvia em Portugal

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...