Governo Federal concorda com um novo aeroporto em Porto Alegre

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo Federal do Brasil estudará a proposta apresentada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul de concessão conjunta à iniciativa privada do Aeroporto Internacional Salgado Filho e do futuro terminal da região metropolitana, a ser construído nos municípios de Portão e Nova Santa Rita.

A hipótese é aventada em nota técnica elaborada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), que recomenda a construção do novo aeroporto como a melhor forma de expandir o transporte aéreo de carga e passageiros no Rio Grande do Sul. O Salgado Filho já está a utilizar 91% de sua capacidade de terminal.

“O Salgado Filho está estressado e não apresenta boas perspectivas de ampliação à altura das necessidades da economia e do número de passageiros do Rio Grande do Sul”, afirmou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

“Estamos estudando a possibilidade de um leilão em que se colocará como objetivo a concessão do Salgado Filho, mas no qual o mesmo grupo vencedor terá a responsabilidade da construção de um novo aeroporto, o Aeroporto do Mercosul, que atenderá a toda essa região, servindo ao transporte de carga e de passageiros”, disse o ministro.

A concessão conjunta, segundo a SAC, poderia ser uma forma de alavancar recursos da exploração do Salgado Filho para a construção do novo aeroporto. No entanto, outra hipótese a ser estudada é o benefício concorrencial de os dois aeroportos serem administrados por duas empresas distintas.

“Não é uma decisão exclusiva do ministério”, afirmou o ministro. “Temos de ouvir o Governo do Estado, estamos fazendo todo o projeto de acordo com a articulação política administrativa na região metropolitana, as questões ambientais estão ligadas a decisões do governo do Estado. Então eu vou aguardar a mudança de governo que houve para ver se o novo governo tem a mesma disposição do governo Tarso Genro para tocar esse projeto”, concluiu Moreira Franco.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...